A sessão desta quinta-feira (5/12) da Câmara de Vereadores de Porto Seguro contou com a presença de 16 parlamentares. Desses, sete ocuparam a Tribuna durante o “pequeno expediente” para fazer suas considerações sobre temas diversos que impactam a comunidade local.
O vereador Reinaldo Farofa (PRD) foi o primeiro a usar a palavra, destacando sua sensação de missão cumprida. Ele ressaltou seu alinhamento com as demandas da população e se comprometeu a continuar cobrando melhorias para a comunidade da administração pública. Em seguida, o vereador Nilsão (PROS) cobrou a construção de um Hospital do Câncer no município, além de sugerir a implantação de fontes luminosas em diversos distritos de Porto Seguro, visando embelezar a cidade.
O vereador Lucas Barreto (PMB) compartilhou com seus colegas a experiência de uma viagem à cidade de Itabuna, onde acompanhou sua mãe em um tratamento de saúde, destacando a importância da saúde pública e da atenção familiar.
A vereadora Lia Arigatô (AVANTE) trouxe duas importantes cobranças: a finalização da reforma do Mercado Pedro Abade, que está sob a responsabilidade da Secretaria de Obras, e a finalização da reforma da Escola Infantil do bairro Casas Novas, que, segundo a vereadora, foi realizada com recursos próprios. Ela também destacou a importância de apurar as denúncias de maus-tratos a animais domésticos no município, reforçando seu apelo para que a Secretaria de Meio Ambiente e Saúde Animal se empenhe mais nas apurações.
Rodrigo Borges (REPUBLICANOS), por sua vez, destacou o avanço incomum na pavimentação de ladeiras e ruas nos distritos de Porto Seguro promovido pela atual administração que, segundo o vereador, é uma medida que tem gerado impacto positivo nas comunidades.
O vereador Charles Sena (PROS) usou os 15 minutos de seu pronunciamento, com o tempo cedido por seus colegas, para enumerar os projetos, requerimentos e indicações que ajudou a aprovar, enfatizando que várias dessas ações se tornaram realidade. Ele agradeceu ao prefeito Jânio Natal pelo apoio recebido e pela aliança que considerou fundamental para a execução de suas propostas.
Robinson Vinhas (PC do B), Líder do Governo, parabenizou o presidente da Casa, Dilmo Santiago, pela aprovação das contas de sua gestão em 2023, destacando a transparência e a responsabilidade fiscal da administração. Ele também elogiou os investimentos feitos pela gestão de Dilmo, como o financiamento de cursos de aprimoramento para os vereadores, incluindo um realizado recentemente em Aracaju (SE). Em alusão à sugestão do vereador Nilsão para construção de mais fontes luminosas no município, o vereador brincou, dizendo que as fontes, além de serem luminosas, agora estão operando milagres e, citando amigos, disse que pessoas conhecidas com doenças diversas estão se banhando nas fontes e curando as moléstias. “As fontes agora são fontes “milagrosas”, não luminosas”, disse o líder.
O presidente Dilmo Santiago (PL), por sua vez, comentou a importância da aprovação das contas, embora tenha enfatizado que isso não fosse motivo de comemoração, mas uma obrigação. Ele aproveitou para agradecer aos funcionários e assessores da Casa, atribuindo-lhes a responsabilidade pelo sucesso de sua gestão. Santiago encerrou sua fala afirmando: “Esta Casa é de todos! Reitero que os vereadores continuem cobrando e fiscalizando os trabalhos aqui desenvolvidos”. Ele também respondeu aos críticos, dizendo que a decisão do Tribunal de Contas do Município (TCM) era uma resposta àqueles que lhe agouram e desejam o seu mal. Como gesto de confraternização, o presidente convidou os colegas para uma brincadeira que ocorrerá em sua residência no dia 14 de dezembro.
A sessão também foi marcada por um momento solene, com a entrega de títulos de cidadã e cidadão honorário à Sargenta Márcia Rodrigues e ao Capitão Luciano Vigas. As honrarias foram concedidas pelo vereador Reinaldo Farofa e foram unanimemente aprovadas pelos demais parlamentares.
Ao final da sessão, foi realizada mais uma sessão extraordinária para que desse celeridade aos projetos do executivo municipal que versam sobre o Refis e diretrizes orçamentárias para o exercício de 2025.
Não compareceram o vereador Bolinha (PSC) e a vereadora Ariana Prates (PL)
A sessão foi encerrada com uma reflexão sobre a responsabilidade do Legislativo local e a importância do trabalho conjunto em benefício da comunidade de Porto Seguro.
Veja galeria de fotos abaixo: