Em reunião realizada nesta quarta-feira, 18 de julho, representantes da sociedade civil e entidades tiveram a oportunidade de apontar um dos problemas que mais incomodam os habitantes do distrito de Santo André em Santa Cruz Cabrália: o estado que se encontra as ruas da vila.
A reunião foi convocada pelo Instituto Social Brasil Chama África – ISBCA, que coordena a Casa Criativa, do Projeto Vila Criativa, situada na Avenida Beira Rio. Na pauta estavam: criar um cronograma para retirada de entulhos e podas; elaborar agenda para o mutirão de patrolamento e; criar um grupo de estudos com técnicas para diagnóstico dos pontos críticos.
Presentes, os secretários municipais de Infraestrutura, Geraldo Gordilho e do Meio Ambiente, Euclides Senna, além do representante da secretaria de Turismo, Benedito Monteiro, escutaram atentamente as reclamações e no final ficou decidido que os presentes irão criar um abaixo-assinado e fazer uma votação direta com a comunidade, no sentido de ver que tipo de calçamento poderá ser aplicado nas ruas de Santo André, lembrando sempre que se trata de uma vila ecológica. Além disso, será marcada uma audiência geral para indicar algumas opções, antes da comunidade decidir.
Durante a reunião, o secretário de Infraestrutura, Gordilho, disse que já foi autorizado pelo prefeito, para fazer o serviço de terraplanagem e patrolamento, assim que o tempo se firmar.
A representante da Pro Turismo, Lea Penteado, pediu urgências, visto que a vila está com turistas e, em agosto, vai ter evento e as ruas não podem ficar nessa condição.
Além dos citados, estavam presentes os representantes das entidades: do ISBCA, Miriam Silva e da Associação Pescadores de Sonhos em Ação, Sibila Riekes; e das empresas Eco Village Guaiu, Carlos Eduardo, Campo Bahia, Rubens Leme, Condomínio Marina Santo André, Fernando, Projeto Maré, Veve Novelli, Bistrô Luz de Mina, Renata e Said; o administrador local Célio Patrocínio e os moradores João Carlos, Anette, Vera Zippin e Viviane.