Safia Ben Amar: música que fala de amor, compaixão e prosperidade

Cantora francesa, radicada há 15 anos no Arraial d’Ajuda, lança clipe “Lovely Day”

 

Se você um dia for assistir o show de Safia Bem Amar esteja preparado para sentir um mix de emoções, pois essa francesa magrinha, de pernas compridas e de expressões faciais marcantes vai te levar ao êxtase. Suas performances vêm sempre dosadas de muita energia e vêm conquistando cada vez mais o público de nossa região.

Agora, a artista lançou o clipe “Lovely Day”, que pode ser encontrado no youtube, onde expressa sua alegria perante a vida. “Eu canto com amor, compaixão e prosperidade”, confirma a cantora.

E o clipe também foi fruto de amor. Numa parceria com a equipe de produção do JukaBalla, o clipe foi filmado nos pontos mais bonitos de Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, e traz uma pureza típica de uma manhã de domingo ensolarada. Sua voz encaixa com naturalidade na proposta de sua carreira. “Tenho que agradecer muito ao JukaBalla e outros personagens do Arraial que participaram de graça, numa demonstração que não fazemos as coisas pelo dinheiro, mas de amor e colaboração”, enfatiza.

História e musicalidade

Filha de marroquinos, Safia nasce e cresce na região de Saint Germain, da grande Paris. Sua influência musical surge com sua família, por seu pai que tinha ouvido absoluto e por sua mãe que cantava para espantar os males, como a própria artista conta: “Nunca imaginei que eu fosse cantar, quando criança pensava em estudar arqueologia, mas meu jeito exibicionista, sempre tentada a chamar a atenção me levou ao teatro e assim a música veio junto”.

O black funk, soul music e os ritmos que surgiram na efervescência dos anos 80 a influenciou muito em sua infância e adolescência. “Eu não escutava rock, preferia as músicas afro, mas quando escutei o Jazz, me encantei. Eu tinha 16 anos, adorava ir aos clubes de Paris à noite e escutar toda essa liberdade que esse estilo musical propõe. Ficava observando os músicos e amava todo aquele ambiente. Mesmo assim, ainda não me imaginava cantando”, conta.

E o Brasil foi fundamental nesse processo. Safia desembarca em Arraial d’Ajuda com 23 anos, mas ainda não descobrira seu talento. Trabalhou com fotografia subaquática, montou um Sushi na rua Mucugê, mas foi quando conhece Jorge, um músico que é considerado uma enciclopédia da música brasileira, que lhe incentivou a cantar. “Chegamos a ir até o Rio de Janeiro para gravar a música de Edith Piaf, La vie em rose”, revela.

A partir disso, ela encontra com Silvinho, que além de músico, ainda fabrica violões, onde pôde consolidar sua formação musical. “Ensaiamos seis meses diários até eu me atrever a cantar em público. Era o ano de 2011 por aí e cantávamos músicas brasileiras nos bares de Arraial. Eu na voz e Silvinho no violão”, explica.

Mas um dia não teve jeito mesmo e o Jazz surge novamente em sua vida. “Era inevitável, pois o Jazz é minha raiz. Além disso, todos tocavam MPB, Rock e Pop”, enfatiza.

Banda Safia Ben Amar

Com o fim da dupla, Safia passa a interagir com outros artistas do distrito e junto com Felipe Cerântola na guitarra e Lazaro Gusmão na bateria, monta sua banda que leva o seu nome.

Com a participação de um dos mais respeitáveis pianistas da nova geração no Brasil, Deângelo Silva e de outros músicos, a banda de Safia grava seu DVD, contendo sete faixas. “Deângelo é um dos artistas mais completos do Brasil. Seu disco está na lista dos melhores instrumentais do Brasil”, enaltece a cantora.

Atualmente, a cantora leva sua banda para diversos bares e restaurantes como na Fábrica de Cultura Santo Antônio, Erva Doce, do Arraial d’Ajuda, no Café Cultura em Trancoso e no Beco da Lua em Caraíva, ou em apresentações particulares como realizou na Fazenda Jacumã na Praia do Espelho. “A música tem que ser para todos, não podemos elitizar. Outro dia, uma caixa de supermercado me perguntou quando eu faria meu show, porque gostava muito. O povo não quer só dança da garrafa. A linguagem da música é universal. Cantar é arte de despertar emoção e o artista tem que fazer e acontecer. Canto com meu coração e faço por ele”, enfatiza.

O contato para contratar o show da artista pode ser feito pelo telefone 73 99155-4561.

 

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário