O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia convocou desde 2015, os eleitores de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália para realizarem o cadastramento biométrico, mas como é de praxe no Brasil, tudo é deixado para a última hora, e com o prazo se encerrando no dia 31 de janeiro, o número de pessoas nas filas vem aumentando consideravelmente.
Só para se ter uma ideia, apenas no Fórum Eleitoral de Porto Seguro, por volta de 580 pessoas são atendidas por dia, como conta a chefe do cartório da Zona 121 – que envolve Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália -, Natália Praia. “Apesar de termos iniciado o recadastramento em 2015, a população deixa para realiza-lo quando se aproxima o encerramento”, confirma.
Conforme esclarece Natália, o Fórum aumentou sua equipe para atender, initerruptamente, às pessoas entre 7h30 e 17h30. O atendimento funciona mediante senha por ordem de chegada. É importante destacar que o agendamento feito pela internet não está ocorrendo mais.
Além do Fórum, existem mais três postos que realizam o serviço. O SAC de Porto Seguro, que funciona das 7h às 13h, mediante o agendamento no site do SAC, atende 50 pessoas. Em Arraial d’Ajuda, existe um posto localizado Rua Manoel Crescencio Santiago, onde ficam vários órgãos da administração da Prefeitura no distrito. Também atende 50 pessoas por dia, mas por meio de senhas que são distribuídas por ordem de chegada. O horário de atendimento é entre 7h30 e 14h. Já em Santa Cruz Cabrália, o posto é localizado no antigo SAC, funcionando o dia todo, entre 7h30 e 17h30. Por meio de senhas, o posto atente entre 80 e 90 pessoas, diariamente. ”É importante destacar que esses postos possuem equipes menores”, relata a chefe do cartório eleitoral.