Projeto que reduz férias dos vereadores de Porto Seguro é, novamente, retirado de pauta.

O que surpreende é se divulgar uma pauta com 48 horas de antecedência à sessão, e de repente, num flagrante desrespeito à imprensa e público presente, alterá-la sob a alegação de que, em comum acordo, resolveram retirá-lo de pauta.

O projeto que previa a redução das férias dos vereadores de Porto Seguro, de 90 dias para 45 dias, e que, para sua aprovação, é necessária a alteração do regimento interno da casa, voltou a ser retirado da pauta da sessão, desta quinta-feira, 26/04.

O projeto subscrito pelos vereadores Rodrigo Borges, Bolinha, Nido, Bibi Ferraz, Hélio Navegantes, Élio Brasil e a vereadora Ariana, terá que ter o apoio de doze vereadores (2/3 dos “edis”), por se tratar de matéria que altera a lei orgânica do município.

O projeto foi retirado juntamente com outros, que também tratavam de alteração no regimento interno da câmara.

O que surpreende é se divulgar uma pauta com 48 horas de antecedência à sessão, e de repente, num flagrante desrespeito à imprensa e público presente, alterá-la sob a alegação de que, em comum acordo, resolveram retirá-lo de pauta.

Que acordo? Quais foram os motivos? Esse projeto vem rolando na câmara há meses, e o povo já sabe quem é favorável e quem é contra à iniciativa.

É notório que os vereadores contrários querem evitar o desgaste político de suas posições.

Há quem especula também, que a intenção do presidente da casa é colocar a votação de projetos que alteram o regimento, em bloco, incluindo nesse pacote o projeto que permite a reeleição para a presidência da casa (seu sonho de consumo), diluindo, desta forma, a repercussão negativa das proposições.

É bom lembrar que um projeto, também apresentado por alguns “edis, que se preocupam com a moralidade da administração, e que tratava do controle no Abastecimento de automóveis que prestam serviços para a prefeitura, fora abruptamente retirado de pauta, sob a alegação de que não havia excessos, e o secretário à época ( Miguel Ballejo),ficou de apresentar uma planilha confirmando ser desnecessário tal controle.

Pois bem! Nem a planilha foi apresentada, e nem o projeto voltou a ser pautado.

Retornando à tribuna, o vereador Bibi Ferraz parabenizou as secretarias de saúde e de turismo pela realização da “feira de saúde” e das comemorações do descobrimento. Lembrou também, que por motivos técnicos e de fuso horário, não foi possível realizar uma transmissão ao vivo da Vila de Belmonte, em Portugal, homenageando o Brasil e, especialmente, Porto Seguro, pela passagem do aniversário da data do descobrimento.

Já o vereador Robson Vinhas, elogiou efusivamente o deputado federal Ronaldo Carletto, pelo empenho junto ao governador Rui Costa, que resultou na conquista de obras de saneamento e pavimentação na Rua da Linha no Cambolo.

O vereador Nido, voltou a cobrar dos representantes do empreendimento FASANO, o envio de um cronograma solicitado, que prevê o início e o término das obras acordadas em TAC (Termo de Ajuste de Conduta) entre o M.P

E a empresa. O vereador também cobrou a organização da feira livre de Trancoso, com o cadastramento dos feirantes, e criticou a posição da administração local, que alega deficiências em serviços no distrito, em função de não querer demonstrar que está beneficiando um ou outro vereador. Enquanto isso……

O vereador Bolinha elogiou a luta do pessoal do transporte alternativo- presentes na sessão- defendendo o trabalho dos mesmos, com veículos populares, tese contrária à do vereador Robson Vinhas, que concorda com o serviço alternativo, desde que sejam realizados por Vans e kombis.

“Se o UBER trabalha com carros populares, porque o alternativo não pode”, questionou o vereador.

O vereador Rodrigo Borges, após elogiar os eventos da semana, como a feira de saúde e as comemorações do descobrimento, levantou uma enorme dúvida: “será que os PSF’S e Upas do município estão funcionando adequadamente. As filas na feira de saúde nos passa a impressão de que algo errado está acontecendo”. Questionou o vereador.

Com relação às comemorações do descobrimento, cobrou a presença da filarmônica “2 de julho”, uma organização cultural que não deve ficar ausente de nenhum evento cultural no municipio.

Por fim denunciou o bárbaro crime ocorrido na Praça da Bíblia, durante a semana, que deixou todos os moradores consternados. Enfatizou que já encaminhou diversos ofícios e requerimentos à administração municipal, solicitando melhoras na iluminação local, mas até agora sem respostas.

Já o vereador Cido Viana denunciou veementemente, a organização da feira de saúde. Um evento inteiramente realizado pelo estado, onde a prefeitura participou apenas com a estrutura física (armação de toldos) e alimentação, e, mesmo assim, submeteu a população à uma situação degradante e humilhante, sem destinar um local para as pessoas fazerem suas necessidades, debaixo de chuva e do sol, com filas intermináveis.

Completou seu raciocínio, classificando o evento como uma falta de respeito com a comunidade.

Com relação aos elogios feitos pelo vereador Robson vinhas ao deputado Ronaldo Carletto, o vereador Cido, sugeriu ao seu par, para que o deputado levantasse as “blitz’s da Agerba, realizadas na BR, acompanhada de policiais, e que vivem atazanando os trabalhadores do transporte alternativo.

Concluiu seu pronunciamento, lançando um desafio aos outros vereadores: “querem resolver a situação do transporte alternativo, vamos boicotar todos os projetos do executivo encaminhados a esta casa. Sem apreciá-los e sem votá-los, enquanto a prefeita não mandar um projeto regulamentando o serviço alternativo”. Concluiu o vereador, afirmando ainda que o resto é balela, “conversa fiada

Finalizando, o vereador Wilson Machado, leu uma carta aberta dos moradores do distrito de Vera Cruz, cobrando uma série de providencias na localidade, tais como: Construção de um posto policial, cobertura do galpão da feira, manutenção nas ruas do município e do entorno do distrito e aterro e drenagem de uma lagoa, que segundo o vereador e moradores, se encontra infestada de larvas de mosquitos, transmissores de doenças como dengue, Chicungunha e Zica vírus.

O curioso nessa manifestação dos moradores, é que, o vereador, havia acabado de anunciar sua participação numa comissão, juntamente com os vereadores Robson Vinhas e Dilmo Santiago, que teve o objetivo de apurar denúncias feitas por um abaixo assinado; que segundo consta, tem quatro assinaturas, para verificar agressões ao meio ambiente no bairro Mutá.  Ainda, de acordo o vereador, as denúncias foram confirmadas e foram enviados relatórios às secretaria pertinentes para tomar as medidas cabíveis.Ora vereador… porque não formar uma comissão para apurar o holocausto da lagoa de Vera Cruz. A irresponsabilidade dos aparelhos de raios-X, doados pela Veracel, e até hoje encaixotados. As denúncias de desvios de 250 milhões dos cofres públicos. A humilhação de pacientes nas filas para atendimento médico. O fechamento do Hospital, enfim, passaríamos o dia todo aqui descrevendo a omissão de vocês.

Realizar fiscalização seletiva, com claros indícios de perseguição, para satisfazer os desejos ocultos de um presidente acuado, além de abominável, jamais convencerá a população e encobrirão seus erros.

É preciso saber quem vai investigar se há perseguição e as constatações de irregularidades!

Como bem disse o vereador Cido Viana: “O resto é balela e conversa fiada”.

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário