A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) analisa um Projeto de Lei que reconhece o município de Porto Seguro como a “Capital Baiana do Turismo”. A proposta, apresentada pela candidata derrotada na última eleição municipal, deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD) nesta terça-feira (8/04), também cria o Festival Estadual do Turismo, que deverá ser realizado anualmente no mês de abril, com sede na cidade.
O texto autoriza o Governo do Estado a estabelecer políticas públicas de fomento ao turismo e à cultura local, incluindo parcerias com o setor privado e organizações internacionais para melhorar a infraestrutura turística.
Na justificativa, Cláudia destaca o papel histórico e econômico de Porto Seguro, conhecido como o berço do Brasil e terceiro maior parque hoteleiro do país, com mais de três milhões de visitantes por ano. Em 2023, o município recebeu mais de dois milhões de turistas, segundo a Secretaria de Turismo da Bahia.
“A escolha de Porto Seguro como ‘Capital Baiana do Turismo”’ se justifica pelo seu papel histórico como berço do descobrimento do Brasil, sua riqueza cultural, gastronômica e suas belezas naturais que atraem milhares de turistas anualmente. Este título busca reforçar a importância do município no cenário nacional e internacional, promovendo sua imagem e possibilitando um crescimento sustentável através do turismo”, escreveu a parlamentar no Projeto de Lei.
Se aprovado, o projeto autoriza o Executivo a regulamentar os mecanismos de promoção do município como destino turístico e cultural de relevância estadual.
Em um levantamento realizado pela plataforma de inteligência de dados SimilarWeb, em parceria com a Panrotas, o município de Porto Seguro foi incluído entre os destinos mais pesquisados do Brasil. A cidade baiana conquistou a sétima posição no ranking, com um total de 320 mil buscas, ao lado de destinos como São Paulo, Gramado e Rio de Janeiro, que lideram a lista.
A pesquisa, que analisa as preferências dos turistas por meio de dados de buscas, destacou a crescente relevância de Porto Seguro no cenário nacional, graças à atual administração do prefeito Jânio Natal e da Secretaria de Turismo Municipal que vem desenvolvendo um trabalho de excelência na promoção do destino. A localidade se manteve firme entre os destinos mais procurados, refletindo seu apelo turístico e as constantes ofertas de atividades culturais e naturais que atraem visitantes de todo o país.
Fonte: Bahia Notícias