Porto Seguro reafirmou seu potencial como destino de turismo de natureza ao participar do 3º Congresso Brasileiro de Trilhas, organizado pela Rede Brasileira de Trilhas, de 14 a 17 de novembro no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Com destaque no estande do Extremo Sul da Bahia, organizado pela Aliança Futuri, o destino apresentou os Caminhos do Brasil Original e os Caminhos dos Pataxó, reafirmando seu compromisso com o turismo sustentável e o envolvimento comunitário. Aliados da Futuri, como Thaís Guimarães, Dayse Leite, do ICMBio/Parque Nacional Pau Brasil, Tatiana Paixão, empresária de Caraíva e Poytãg Pataxó, da Aldeia Pé do Monte, participaram de um painel sobre Turismo Regenerativo e Trilhas de Longo Curso, trazendo conceitos e experiências práticas sobre o tema, e como promover a conexão entre visitantes e a rica biodiversidade e cultura local.
A programação reuniu trilheiros, gestores de unidades de conservação e especialistas, e destacou a importância das trilhas de longo curso como vetores de desenvolvimento sustentável. O Ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou o impacto positivo do segmento: “O turismo de trilhas é fundamental para a preservação ambiental e a valorização das comunidades locais. Ele gera renda, emprego e promove a educação ambiental para as futuras gerações”. A fala reforça o alinhamento entre o potencial das trilhas de Porto Seguro e as demandas do ecoturismo nacional.
Palestras e painéis abordaram desde a criação e estruturação de trilhas até sua transformação em produtos turísticos de qualidade, com foco em segurança e sustentabilidade. Esses treinamentos são fundamentais para consolidar Porto Seguro como referência no segmento, destacando suas trilhas imersas na Mata Atlântica, como as do Parque Nacional Pau Brasil e do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, e as experiências culturais enriquecedoras promovidas pelas aldeias Pataxó. Além disso, oficinas estratégicas e mesas de debate discutiram modelos de governança que unificam esforços do poder público, sociedade civil e iniciativa privada, inspirando gestores e empreendedores a profissionalizarem suas trilhas.
Porto Seguro se posiciona como um destino ideal para desenvolver o turismo sustentável, regenerativo e de trilhas, unindo natureza, história e comunidades tradicionais. Com trilhas que valorizam a conservação ambiental e uma imersão cultural, o destino está comprometido com o ecoturismo sustentável, abrindo caminhos para se consolidar como referência nacional nesse nicho em ascensão.
Por Informações: Ascom – Prefeitura de Porto Seguro