“Luz na passarela que lá vem ela”: xadrez da sucessão em Porto Seguro se movimenta

A política é uma ação dinâmica e em constante movimento. O saudável, matreiro e articulador político mineiro, Tancredo Neves dizia: é como nuvens; ora está de um jeito, ora está de outro.

Dito isto, é natural que as pessoas já estejam especulando sobre qual o céu provável daqui a dois anos; quem será o próximo prefeito? e quais vereadores subirão a escada?

Na Terra Mãe do Brasil, com uma tradição de comemorações juninas supimpas; o dono da torneira do tempo, dos trovões, temporais, raios e nuvens carregadas, e em seu quarto mandato como executivo municipal, é o expert em política, Jânio Natal (PL). A sucessão, obrigatoriamente, passa por suas decisões.

Desnecessário dizer que, o próprio Jânio Natal ou o seu escolhido, são favoritos neste céu onde outras estrelas também despontam.

Para se alinhar nesse universo de candidatos, e se tornar o alcaide na “Casa da Lenha” ,faz-se necessário uma constelação de votos.

“Casa da Lenha”, antiga sede da Administração Municipal

Considerando essa premissa, o empresário Luigi Rotunno (PSDB), com uma votação surpreendente e robusta na última eleição municipal, cerca de 12 mil votos, não esconde sua ansiedade, desde conhecidos os resultados das urnas da eleição de 2020; ocasião em que já colocou sua campanha em andamento, com estratégias de mídias e informações, setor que domina com extrema competência, e que o faz um adversário temível, confiante e competitivo.

A ex-prefeita Cláudia Oliveira (PSD), ainda sem saber em qual cidade concorrerá, se em Eunápolis, ou Porto Seguro, uma dúvida que poucos tem o privilégio de ter, mas ainda com imagem desgastada, em decorrência de associação com as investigações das operações “fraterno” e “gênesis”, construiu um patrimônio político indiscutível no município; haja visto o número expressivo de votos apurados na eleição para a Câmara Legislativa do Estado. Cláudia foi a deputada mais votada no município com 16.520 votos, sendo eleita Deputada Estadual.

Com 28.919 votos para o Senado Federal, superando o velho cacique político Otto Alencar, Raissa Soares é uma estrela visível neste céu maravilhoso de Porto Seguro. Seu alinhamento com o ex-presidente Bolsonaro e o apoio do prefeito Jânio Natal, lhe conferem atenção política considerável, sendo uma peça importante neste tabuleiro.

Na mesma balada, não poderíamos excluir o ex-Deputado Federal, Uldurico Júnior que, embora tenha perdido a reeleição, é o sucessor natural da emblemática família Pinto, outrora campeã de votos no município e região, e foi o candidato de oposição na eleição municipal mais recente. Júnior também foi o candidato a Deputado Federal mais votado no município na eleição de 2020; conquistou 10.584 votos, superando nomes tradicionais como Jonga Bacelar, Roberta Caires e Valmir Assunção.

Paulinho Toa Toa….bom! este é um lance para a próxima edição.

 

 

 

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário