Operação Vértice I: forças integradas de segurança desarticulam grupo criminoso em Caraíva, Porto Seguro

Na manhã desta quinta-feira (6/11), uma operação conjunta de forças de segurança pública resultou em um duro golpe contra o crime organizado no distrito de Caraíva, em Porto Seguro (BA). Denominada Operação Vértice I, a ação reuniu equipes da Força-Tarefa da Polícia Federal de Porto Seguro, com apoio da CORE/PCBA, BOPE/PMBA, Polícia Civil (23ª COORPIN – Eunápolis) e Polícia Militar (8º BPM – Porto Seguro), para o cumprimento de mandado de busca e apreensão relacionado a investigações sobre uma facção criminosa atuante na região.

As investigações apontam que o grupo vinha praticando diversos homicídios e intimidando moradores e turistas, divulgando vídeos nas redes sociais em que exibiam armas de grosso calibre e faziam ameaças a comerciantes locais.

Veja abaixo vídeo de um resistente que circulava nas redes sociais:

 

Durante a operação, as equipes policiais foram recebidas a tiros pelos criminosos, o que exigiu o uso proporcional da força em legítima defesa. No confronto, cinco suspeitos foram atingidos, recebendo pronto atendimento médico. Segundo as autoridades, os indivíduos mortos eram líderes locais da facção ADM, conhecidos pela violência e crueldade com que agiam.

A operação resultou na apreensão de um arsenal e materiais ilícitos, entre eles:

-2 fuzis

-1 submetralhadora

-2 pistolas

-1 granada

-Drogas

-Farta quantidade de munições

-Rádios comunicadores

-Cadernos com anotações do tráfico de drogas

-1 balança de precisão

De acordo com a Polícia, os criminosos participaram do confronto ocorrido anteriormente no distrito de Pindorama, em que dois policiais — um da Polícia Civil e outro da Polícia Militar — foram baleados.

Com a deflagração da Operação Vértice I, as forças integradas reforçam o compromisso de restabelecer a segurança e tranquilidade em Caraíva e regiões próximas, além de intensificar o combate às facções criminosas que tentam se instalar no extremo sul da Bahia.

As investigações continuam sob coordenação da Força-Tarefa da Polícia Federal em Porto Seguro, em conjunto com as Polícias Civil e Militar, visando identificar outros envolvidos e desarticular por completo a estrutura criminosa que operava na localidade.

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário