ONG revela exploração de animais por ambulantes nas praias

Não é de hoje que a ONG Anjos d’Ajuda, de Arraial d’Ajuda, vem denunciando casos de maus tratos animais, principalmente, esses que são facilmente de serem vistos, no cotidiano portossegurense. Como os periquitos que são utilizados por ambulantes nas praias ou locais turísticos na tentativa de chamar a atenção das pessoas e assim venderem seus produtos.

Também não é de hoje, que o Jojo Notícias vem acompanhando e publicando o esforço da ONG nesse sentido e de todos os seus trabalhos em geral, na luta pela qualidade de vida e proteção animal.

O alvo da ONG agora é um senhor que utiliza um cachorro em cima de um cavalo pelas praias arraianas. Em nota enviada, a ONG conta que este senhor, tinha um cachorro que morreu fazendo essa atividade, e agora vem treinando um filhote. “Já denunciamos várias vezes o abuso para o Centro de Zoonoses, em 2016 e 2017. Desde setembro desse ano, um novo filhote está em treinamento para ficar encima do cavalo. Não vemos o dono dar água ao cavalo e ao cachorro durante o dia, nem momentos de repouso para os animais descansar. O justo seria proibir esta forma de abuso. Se não tem como proibir, pedimos que melhorem as condições de vida dos animais. Por favor!”, clama a ONG, que é presidida por Jeannnette Eggngoor.

A ONG solicita que, pelo menos, fosse usada uma proteção, como um guarda sol encima do cachorro e uma cesta para ele deitar, além de horários restritos de trabalho (das 8h às 12h e a partir das 14h30). “O outro cachorro desse cidadão faleceu em maio de 2018, após 3 anos de trabalhos encima do cavalo diariamente das 8h as 23h”, retirado do comunicado.

Varias testemunhas indignadas já denunciaram esses abusos para ONG e relatam que os animais estão sempre debilitados pelo excesso de exploração que sofrem. “Convidamos todas as pessoas que são contra a exploração desses animais a fazer as devidas denúncias à Companhia Independente da Polícia de Proteção Ambiental – Cippa e ao Centro de Zoonoses de Porto Seguro”, consta no comunicado emitido pela Anjos d’Ajuda.

A ONG conta com a ajuda da comunidade e dos turistas para não comprarem nada provenientes desses ambulantes, que exploram animais.

Os telefones para denúncia de maus tratos e exploração de animais são (73) 99959-6970, Secretaria Municipal de Meio Ambiente; (73) 99807-1353, Cippa, (73) 98802-3778, Centro de Zoonoses.

destaque
Comentários (1)
Adicionar comentário
  • Natalia Machado

    Fui semana passada pra Arraial a um casamento, e fiquei extremamente triste com a situação desses animais, os passarinhos eles cortam as asas pra eles não voarem e ficarem em cima do mostruário das pulseiras, os cavalos quase morrendo em pé magros e debilitados, e eles querem que os turistas tirem fotos em cima dos coitados (situação de crueldade absurda) eu mesma proibi minhas crianças de tirarem fotos e mostrei a eles a situação que estava aquele animal pensando que a próxima geração que vem aí não seja tão cruel quanto a nossa, fiquei arrasada com a situação da exploração dos animais aí na região de Porto Seguro.