Alardeada e comemorada pelo executivo municipal de Porto Seguro, com um dos três municípios do país a disponibilizar uma Secretaria para tratar dos assuntos indígenas, a prefeita Cláudia Oliveira foi buscar no município vizinho de Cabrália, administrado por seu irmão Agnelo Santos, o nome pra comandar a nova pasta no município de Porto Seguro.
O indígena, Zeca Pataxó, assume o cargo nesta quinta-feira, 08 de agosto de 2019, às 14h, na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Seguro, de acordo convite postado em redes sociais.
A liderança indígena teve uma passagem nebulosa pela FUNAI, de onde, de acordo informação disponível no Google, foi exonerado por suspeitas de irregularidades detectadas no setor em que desenvolvia suas atividades.
A Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas, ora instalada no município, é uma reivindicação antiga dessa comunidade, que carece de políticas públicas municipal para as áreas de assistência e desenvolvimento social, educação e saúde, de forma a garantir aos cidadãos indígenas, especialmente aos dos grupos de vulnerabilidade social, direito e acesso à segurança alimentar e nutricional, além de promover a cultura indígena e instituir mecanismos que possibilitem seu acesso à renda e outras atividades correlatas.
A indicação de Zeca Pataxó para o cargo frustrou expectativas de grande parte da comunidade indígena local, que conta com 20 (vinte) aldeias, e não assimilaram o rodízio do secretário, sendo interpretado como uma discriminação com outras lideranças, também consideradas aptas à nova empreitada.