Uma grande motociata envolvendo diversos setores da comunidade trouxe como alerta central a necessidade de Prevenção de Acidentes de Trânsito em Porto Seguro. Organizado pelo GDA (Grupo de Aplicativo), a ação contou com apoio de diversas empresas e entidades, como a Prefeitura de Porto Seguro, Superintendência da Pessoa com Deficiência, Portran, Policia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Supermercado Pague Menos.
Durante a concentração, na Praça da Bandeira, o líder do Grupo GDA, Keven Almeida, abordou a importância da inteligência no trânsito, clamou pela insignificância de 1 minuto a menos não fazer diferença diante da importância de retornar para casa vivo e com saúde, além dos impactos causados pelos acidentes na vida profissional e familiar, além de outras dificuldades que a pessoa passa a enfrentar.
Representando a Superintendência da Pessoa com Deficiência, Rosinaldo Santos falou sobre a importância de trabalhar assegurado pela Previdência e/ou seguro de vida através de contratos junto a bancos. “Não vale à pena correr tanto e parar em uma cadeira de rodas, frisou. Já a assessora da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Ribeiro, falou sobre o desafio de reunir os grupos em prol da prevenção de acidentes. “É uma corrida diária com o objetivo de evitar que jovens se tornem pessoas com deficiência de forma prematura”, salientou.
Marcaram presença também algumas pessoas com deficiência, como Cleides Meirelles, Renato, Eduardo e Reinam. Esse último é uma pessoa com deficiência que faz uso de cadeira de rodas em forma de triciclo, que enumerou os desafios e limites de ser uma pessoa com deficiência, como a falta de acessibilidade, a carência de recursos para contratar suporte adequado e o capacitismo (preconceito), enfrentado diariamente.
Por fim, o grupo fez cobranças sobre a falta de acostamento e iluminação no Anel Viário. Na BR367, em frente à garagem da Brasileiro, o grupo fez uma encenação simulando um acidente envolvendo um motociclista, onde o artista conhecido como Allan fez um trabalho artístico considerado brilhante. O grupo GFA cobrou ainda a necessidade de criação do “Corredor Azul”, no trecho da garagem da Brasileiro até a Barraca Barramares, ou a duplicação da 3R 367.
Veja galeria de fotos abaixo:
Por Informações: Ascom – Prefeitura de Porto Seguro