A Marinha do Brasil através da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro (DelPSeguro) divulgou nesta terça-feira (17/09) nota à imprensa, onde destaca, com preocupação, o aumento do nº de ocorrências com pedidos de socorro de embarcações à deriva na Costa do Descobrimento.
Na nota, o órgão reitera a importância dos serviços de manutenção nas embarcações, especialmente os pesqueiros, antes de se lançarem ao mar.
Na noite do dia 16 de setembro, a DelPSeguro foi informada do desaparecimento da embarcação pesqueira “Boto I”, com um tripulante de 75 anos de idade a bordo, ocorrido nas proximidades do distrito de Trancoso, em Porto Seguro (BA). Imediatamente após tomar conhecimento do fato, a DelPSeguro, em coordenação com o SALVAMAR Leste do Comando do 2º Distrito Naval, iniciou a Operação de Busca e Salvamento (SAR).
Na manhã desta terça-feira (17/09), uma Equipe SAR da DelPSeguro foi enviada à área para intensificar as buscas. Por volta das 7h, a equipe Equipe SAR da DelPSeguro localizou o pescador em boas condições de saúde a bordo da embarcação, que estava à deriva devido a avarias no motor. O pesqueiro foi rebocado em segurança pela embarcação da DelPSeguro até um ponto seguro em terra. Esta foi a 4ª ocorrência do tipo, num período de aproximadamente 30 dias.
Veja abaixo os vídeos do momento de resgate e o link da nota da Marinha na íntegra
Nota à Imprensa – 17SET24 – Desaparecimento embarcação pesqueira em Porto Seguro