No último sábado do mês, dia 30 de setembro, a Praça da Independência, no distrito de Trancoso, em Porto Seguro, será palco de uma grande ação social promovida pelos amigos do vereador Reinaldo Farofa (PODE). Trata-se da “Jornada Cidadania”, um evento que oferecerá diversos serviços à comunidade, como balcão de justiça, atendimentos médicos, orientação jurídica, psicólogo, orientação básica de saúde, conselho tutelar, odontologia, estética, DEAN, Cad-único e exames de vista.
O objetivo da iniciativa é facilitar o acesso da população aos direitos básicos e à cidadania, além de promover a saúde e o bem-estar dos moradores. A Jornada Cidadania contará com a participação de profissionais voluntários e parceiros que se dispuseram a colaborar com o projeto.
Para garantir que todos possam participar do evento, haverá transporte gratuito saindo dos bairros Coqueiro Alto (Praça), Sapirara (Praça), Mirante do Rio Verde (Praça), Maria Viúva (Praça) e Xandó (Convento), a partir das 8h da manhã. O evento terá início às 9h e se estenderá até as 14h.
O vereador Reinaldo Farofa, idealizador da Jornada Cidadania, disse que essa é mais uma ação do seu mandato em prol da comunidade de Trancoso e adjacências. Ele afirmou que seu slogan “o trabalho não para” reflete o seu compromisso com o desenvolvimento social e econômico do distrito.
“Eu sempre trabalhei pelo povo, desde os meus tempos de policial militar até hoje como vereador. Eu sei das dificuldades que as pessoas enfrentam para ter acesso aos serviços públicos e aos seus direitos. Por isso, eu resolvi criar esse projeto junto com os meus amigos para levar um pouco de dignidade e esperança para a população de Trancoso. Essa é a minha missão como representante do povo na Câmara Municipal”, declarou.
Reinaldo Farofa é natural de Itabuna e ingressou na Polícia Militar em 1999. Em 2007, ele se mudou para Porto Seguro e começou a trabalhar com o social, ajudando as comunidades carentes da Orla Sul. Em 2016, ele se candidatou a vereador pelo partido Podemos, mas ficou na suplência. Em 2020, ele foi eleito com 1.315 votos.
O vereador disse que pretende realizar outras edições do projeto em outras localidades do município.
“Esse é só o começo de um grande trabalho que vamos fazer pela nossa cidade. Queremos levar a Jornada Cidadania para outros distritos e bairros de Porto Seguro, para atender o maior número possível de pessoas. Agradeço a todos os parceiros, voluntários, patrocinadores, servidores do meu gabinete e a Prefeitura Municipal de Porto Seguro que, através do prefeito Jânio Natal, vem nos apoiando nessa causa com a cessão de ambulância, guarda municipal e serviços de transito. Juntos somos mais fortes”, concluiu.