As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) abriram nesta segunda-feira, 07/05 e encerram-se em 18 de maio de 2018.
A novidade do Enem deste ano, é que as provas serão realizadas em duas etapas, em dois finais de semana. Essa é a maior mudança do Enem 2018.
As provas irão acontecer em dois domingos seguidos (e não mais em um único fim de semana)
Para o participante a mudança pode ser bem positiva, pois permite um descanso maior entre uma prova e outra. Lembre-se de que o Enem é uma maratona. Por dia são 90 questões com graus de dificuldade diversos em duas áreas de conhecimento diferentes. Os candidatos têm apenas poucas horas para resolver tudo.
A ordem de aplicação das provas também mudou, e passou a juntar provas similares. Ficou desta forma:
No primeiro domingo: Linguagens, Códigos e suas tecnologias+ Redação+ Ciências Humanas e suas tecnologias.
No segundo domingo: Matemática e suas tecnologias + Ciências da Natureza e suas tecnologias.
O tempo continua o mesmo. No primeiro dia as provas terão duração máxima de 5 horas e 30 minutos. No segundo, uma hora a menos: 4 horas e 30 minutos.
O Enem foi criado em 1998, pelo Ministério da Educação, e tem o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), como responsável pela sua execução. Seu maior objetivo era avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica. A partir de 2009, além de avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio, o Enem passou a ser usado na seleção e ingresso em universidades públicas e é exigido, pelo governo federal, para participação em programas governamentais como Prouni, Fies, Sisu e Ciências sem Fronteiras.
No ano passado (2017) foram 7.6 milhões de inscritos; abaixo dos anos anteriores, que registraram: 2016: 8.6 milhões; 2015: 7.7 milhões e 2014: 8.7 milhões.
A taxa para inscrição este ano é de R$82,00 , e podem ser pagas em qualquer agência bancária ou casas lotéricas.
O Enem 2018 deve ocorrer em novembro deste ano. O calendário ainda não foi definido pelo MEC.
Para pleitear isenção da taxa ou obter maiores informações sobre o evento, basta acessar o site:
http://www.inep.gov.br