Incêndio no Parque Nacional do Monte Pascoal é controlado por brigadistas

Na ultima semana, o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, localizado na cidade de Porto Seguro, foi vítima de sequenciais incêndios, principalmente nos setores leste e central da reserva. Os diversos focos de chamas, fortes ventos, altas temperaturas e longa período de estiagem colaboraram para a propagação do fogo, dificultando o trabalho das equipes de contenção do incêndios.

Na última terça-feira (5), o trabalho da equipe consistiu na extinção dos focos de incêndio através do combate direto, abertura de linhas de controle com ajuda de tratores e combate aéreo com auxílio de aeronaves. Estiveram envolvidos no combate um efetivo humano de cerca de 160 pessoas, entre brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Grupo Ambientalista do Torto (GAT) e voluntários indígenas e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

A missão recebeu ainda o suporte de um avião air tractor, um caminhão pipa e dois tratores de esteira cedidos pela Veracel, parceira do ICMBio, além das viaturas cedidas pelo ICMBio e pela Veracel. Segundo informações, com a extinção das chamas, o próximo passo consiste em monitorar a região por 72h para garantir que os focos não retornem.

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário