Greve dos Aeroportuários em Porto Seguro ameaça voos e causa transtornos na malha aérea nacional

Na madrugada de hoje, a partir da meia-noite, os aeroportuários de Porto Seguro deram início a uma greve reivindicando a redução da jornada de trabalho de 8 para 6 horas. A empresa responsável pela administração do aeroporto, Sinart, fez uma contraproposta aceitando a redução da carga horária, porém com redução também do salário. Essa proposta de redução salarial inviabilizou qualquer negociação, levando os servidores a prosseguirem com a greve.

Embora os controladores de voo sejam da Aeronáutica e não estejam participando do movimento, os embarques e desembarques estão comprometidos, pois dependem dos servidores em greve. Entre eles estão agentes de segurança da aviação, supervisores de ponto de controle, serviços gerais, equipes de manutenção elétrica e hidráulica, fiscais de pátio, entre outros. Esses funcionários são todos empregados da Sinart, empresa responsável pela administração do aeroporto.

O primeiro voo programado para chegar é o da Latam, às 2h30, e ainda não se sabe se a aterrissagem foi afetada. No entanto, a greve dos aeroportuários pode comprometer os voos de conexão e escalas com outros aeroportos do Brasil, impactando a malha aérea nacional.

Cerca de cem pessoas trabalham no aeroporto de Porto Seguro, que recebe uma média de 15 voos diários nos dias de semana e 30 nos sábados e domingos. A empresa Sinart ainda não se pronunciou oficialmente sobre o funcionamento do aeroporto durante o movimento grevista. Nas negociações, a empresa propôs manter a carga horária de 8 horas com um reajuste de 5,80% no salário e 10% no cartão de alimentação. No entanto, essas propostas foram rejeitadas pelos servidores.

Fonte: Se Liga nas Notícias

 

destaque
Comentários (1)
Adicionar comentário
  • Rodrigo

    Servidores? São empregados CLT. Servidores públicos não os da aeronáutica e não podem fazer greve pois respondem junto a instituição sendo detido militarmente.
    Vai haver problemas. Não podemos impedir a entrada dos passageiros para embarque ferindo o direito de ir e vir constitucional. Os funcionários das empresas aéreas estão trabalhando normal. Segue o baile e bons voos.
    Arruaça as 3hs da manhã é meio feio para a imagem da cidade…..