Fim dos prazos da janela partidária e filiações demonstram favoritismo e prestígio de Jânio Natal em Porto Seguro

No cenário político de Porto Seguro, não foram observadas alterações substantivas nos grupos majoritários que disputam as eleições municipais. O pré-candidato Jânio Natal conseguiu o apoio de 08 partidos (PL, Avante, PMB, União Brasil, Republicanos, PDT, Agir e PRD, e espera lançar cerca de 150 candidatos a vereador. A oposição, liderada pela ex-prefeita e deputada estadual Claudia Oliveira, deve lançar aproximadamente 36 candidatos filiados aos partidos PSD, Podemos e PP. A Federação Brasil Esperança que conta com o vereador e líder do governo Robinson Vinhas (PC do B) e outras lideranças políticas como Fernandinho, Everaldo e o pré-candidato a vereador, Preto, já reafirmaram apoio à pré-candidatura a prefeito de Jânio Natal, embora a executiva estadual do coletivo tenha divulgado manifesto em que se diz manter fiel à seus princípios e que a posição da federação em relação às eleições municipais em Porto Seguro, já foi manifestada pelo governador Jerônimo , por ocasião de um evento local.

A janela partidária, período em que os políticos podem trocar de partido sem risco de perder o mandato, chegou ao fim em Porto Seguro. No entanto, segundo o experiente e bem informado Secretário Chefe da Casa Civil, Josemar Siquara, não houve grandes movimentações nesse sentido, e os grupos políticos permaneceram com suas composições praticamente intactas. O secretário destaca que, em torno de 60% dos candidatos na eleição passada não prestaram contas e que muitos não terão condições legais de se candidatarem novamente. Partidos como o PMDB e o PROS também estão irregulares com a prestação de contas. Sobre o movimento de vereadores detentores de mandato, Nilsão, Eduardo Tocha e Roló, confirmaram o apoio à ex-prefeita Cláudia e se juntarão aos ex-vereadores Cido Viana e Bibi Ferraz, e ao vereador Bolinha, nas chapas a serem apresentadas. Só não se sabe ainda os outros nomes que comporão esse ‘balaio’ que, aparentemente, fará um número reduzido de “edis”.

Além disso, a desincompatibilização de superintendentes, diretores, gerentes e dos secretários Renovato e Livia para se candidatarem a vereador trouxe a necessidade de novas indicações pela administração para assumirem essas pastas. Nesse contexto, os nomes mais cotados para assumirem as posições de Secretário de Agricultura e de Ação Social são Everaldo Araújo e Washington Borges, respectivamente.

É importante ressaltar que a escolha dos secretários deve ser feita com base em critérios técnicos e na capacidade de liderança e gestão, visando garantir a continuidade dos projetos e programas em andamento nas respectivas áreas.

Com as eleições municipais se aproximando, as articulações políticas em Porto Seguro estão em pleno vapor. Os candidatos e suas equipes têm a tarefa de traçar estratégias de campanha para conquistar o apoio dos eleitores, apresentar propostas e soluções para os desafios da cidade.

A população de Porto Seguro aguarda ansiosamente pelos debates e propostas dos candidatos, buscando um processo eleitoral democrático e transparente, onde as demandas e necessidades da cidade sejam priorizadas.

Resta agora acompanhar o desenrolar dessa disputa eleitoral e aguardar pelos resultados, que definirão os rumos políticos da cidade pelos próximos anos.

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário