Estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (Campus Sosígenes Costa) realizaram manifestação na Câmara de Vereadores e na BR 367 (trevo da rodoviária) reivindicando melhorias no transporte público que dá acesso ao Campus Universitário. Os estudantes da UFSB são atualmente atendidos por ônibus escolar que já não comporta o número de discentes, que tende a aumentar com a entrada regular de estudantes que ocorre anualmente e com a ampliação dos cursos de graduação.
A manifestação é fruto de uma série de reivindicações frustradas junto à Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e à Empresa Viação Cidade de Porto Seguro, que até então não atenderam às solicitações.
Em nota de apoio ao movimento, a Coordenação de Sustentabilidade da UFSB afirmou que “infelizmente, a precariedade na oferta de transporte público com linhas regulares para a UFSB vem levando a adoção de alternativas por parte da comunidade universitária que vão na contramão das referências de sustentabilidade para a mobilidade urbana.
Mesmo causando certo transtorno ao fechar o trânsito em horário de “pique” (por volta das 18h) e em local estratégico (trevo da rodoviária) os estudantes, ainda assim, contaram com o apoio da população que passava pelo local.