O treinador do Palmeiras, Abel Ferreira, fez uma declaração extremamente infeliz após a vitória, mas uma má atuação da sua equipe para o Atlético-GO. Ao criticar o desempenho de seus jogadores, o treinador português comparou sua equipe a “um time de índios”, em uma expressão claramente xenófoba, antiquada e agressiva.
A declaração do treinador do Palmeiras causou uma onda de indignação e repúdio em toda a sociedade brasileira. Muitos criticaram duramente o posicionamento de Abel Ferreira, considerado preconceituoso e ofensivo aos povos indígenas, que são parte fundamental da história e da identidade nacional do Brasil.
Em resposta a essa declaração lamentável, a Associação Esportiva Porto Sport Club, de Porto Seguro, na Bahia, decidiu tomar uma atitude construtiva. A entidade esportiva enviou uma carta aberta convidando o treinador do Palmeiras para conhecer a comunidade pataxó, um dos principais povos indígenas da região.
O convite visa promover um diálogo e uma aproximação entre Abel Ferreira e a cultura indígena brasileira, com o objetivo de promover a compreensão, o respeito e a valorização dessa importante parcela da sociedade. Até o momento, não houve um pronunciamento público do treinador do Palmeiras sobre o convite, mas a população aguarda ansiosamente por sua resposta.
Essa iniciativa da Associação Esportiva Porto Sport Club demonstra a importância de enfrentar e combater manifestações preconceituosas, bem como a necessidade de promover a diversidade, a inclusão e o respeito às diferentes culturas que compõem a riqueza do povo brasileiro.
Veja, na íntegra, a carta aberta divulgada pelo clube:
“Prezado Abel Ferreira,
Conhecemos e admiramos seu trabalho e suas ações sociais desde o início do ano de 2020. Temos plena convicção de que não houve em sua fala nenhum aspecto preconceituoso e que há de sua pessoa um respeito integral a todos os brasileiros.
Entretanto, nós, do Porto Sport Club, temos como uma de nossas bandeiras a valorização e divulgação da cultura dos povos originários, tão fundamental para a história do Brasil. Buscamos combater o uso inadequado de expressões que, mesmo que comuns no nosso futebol, possam perpetuar estereótipos. Acreditamos que a conscientização e o conhecimento são as melhores ferramentas para alcançarmos esse objetivo.
Entendemos que a melhor forma de atuar na nossa missão é proporcionar conhecimento e informação sendo assim, caso você deseja se aprofundar na cultura dos povos originários, será um prazer recebê-lo em Porto Seguro-BA e acompanhá-lo em uma visita à aldeia Reserva da Jaqueira, uma comunidade Pataxó, composta por dezenas de famílias que mantém seus costumes milenares.
Com votos de estima e consideração, Porto Sport Club”.