Após três sessões realizadas no auditório da OAB/PS, o presidente da Casa, vereador Dilmo Santiago (PL) comemorou o retorno das sessões à sua sede própria, ocorrido nesta quinta-feira, (9/06).
“É com muita alegria que retorno a esse plenário, ainda sem o término das obras, mas que brevemente acontecerão, quando o espaço estará aberto à toda população”, afirmou Dilmo. “Não fosse um ato desta mesa diretora, que ao perceber o risco de desabamento que o prédio apresentava, editou uma portaria limitando o nº de pessoas no plenário; hoje, poderíamos estar lamentando um acidente de grande proporção”, completou Dilmo.
Na Tribuna, os vereadores destacaram, principalmente, as operações que vêm acontecendo nos bairros Mirante e Miraporto, como tapa-buracos e pavimentação em ruas, há anos reivindicadas. “Agradeço ao prefeito Jânio Natal por tornar este sonho em realidade”, disse o vereador Lucas Barreto (PMB) se referindo à pavimentação da Avenida B, no bairro Mirante. O vereador também citou o esforço do CENOE que, através do médico Fernando Suzana, realizou uma cirurgia que devolveu a visão de uma adolescente acometida por diabete. A cirurgia foi uma solicitação do vereador que demonstrou imensa alegria e satisfação em ter colaborado com a mitigação do sofrimento da jovem e de seus familiares.
Os vereadores Charles Sena (PROS) e Robinson Vinhas (PC do B) também fizeram coro aos elogios das ações da administração municipal nos bairros acima referidos.
O vereador Nido (PSD), um dos representantes da Orla Sul do município, agradeceu ao Deputado Federal, Jonga Bacelar (PL) pelo empenho em agendar uma audiência de cerca de 15 empresários, proprietários de barracas da Orla Sul, com a diretoria do Departamento de Patrimônio da União (DPU) a se realizar em Salvador (BA) quando serão apresentados projetos da categoria. O vereador também relatou um incidente (tentativa de assalto) com seu tio, numa propriedade em Sapirara, distrito de Porto Seguro, mas que foi prontamente rechaçada pelo parente, com a ajuda de policiais do batalhão local que, numa ação rápida, compareceram à propriedade.
Os vereadores Robinson Vinhas e Vinícius Parracho (UB) travaram um embate rápido e sadio em torno do aterro sanitário que atende ao município. Vinícius, citando estudos de pesquisadores da UFSB, argumentou que o município está enterrando dinheiro com esse serviço e que, em vez de aterro dever-se-ia dá prioridade à reciclagem, um processo sustentável e mais viável economicamente. O líder do governo, Robinson Vinhas, sem discordar do seu par, alegou que a produção de lixo em Porto Seguro é assustadora, especialmente nos períodos de alta estação, considerando que a cidade é o 2º destino mais procurado na Bahia e o sétimo do Brasil.
“Nós tentamos e nos esforçamos para fortalecer os catadores e separadores de lixo na cidade, mas não conseguimos; eu mesmo, através da SETRE (Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda do Estado) comandada pelo companheiro de partido, Davidson Magalhães, trouxemos uma prensa, EPI’s individuais (máscaras, uniformes, luvas, botas, luvas etc.) para auxiliar nesses serviços, mas, infelizmente, devido às disputas e diferenças de opiniões entre os próprios catadores, o material foi acabar em Santa Cruz Cabrália”, completou o vereador.
O vereador Eduardo Tocha (PMB) além de cobrar serviços de pavimentação nas ruas do bairro Vila Jardim, lembrou a Secretaria de Obras da necessidade de finalização dos serviços de pavimentação na Rua Beira Rio, como captação de água e instalação de meios-fios.
Por fim, o vereador Reinaldo Farofa (PODE), muito emocionado com a concessão do título de “Cidadão Honorário de Porto Seguro”, aprovado pela unanimidade dos presentes na referida sessão, agradeceu a todos pela comenda, lembrou do seu passado humilde em sua terra natal, e dos combativos tempos na Polícia Militar do Estado, e finalizou parabenizando a Escola do distrito de Sapirara pelas ações desenvolvidas na área de saúde e cobrando intervenções da administração na melhoria das estradas dos distritos de Itaporanga, Caraíva e povoados circunvizinhos, haja vista a intensificação do período de chuvas.
Veja abaixo o momento do agradecimento do vereador Reinaldo Farofa:
Não compareceram à sessão os vereadores Bolinha (PSC) e Anderson Ricelli (PODE).