Na manhã desta quinta-feira (14/08), a Câmara Municipal de Porto Seguro realizou sua primeira sessão após o recesso parlamentar. Com os cumprimentos e agradecimentos de praxe, característicos do retorno das atividades, boa parte dos vereadores utilizou o Pequeno Expediente para cobrar ações urgentes da administração municipal. Entre as demandas apresentadas, destacaram-se a retirada de entulhos, a realização da operação tapa-buracos em ruas de diversos bairros e distritos, e a regularização da iluminação pública, com a instalação de braços e a substituição de lâmpadas.
O vereador Van Van (PSC) enfatizou a importância da cooperação entre os parlamentares, destacando que essa parceria tem proporcionado conquistas significativas para a comunidade. Ele também criticou a tentativa da oposição de explorar politicamente os transtornos causados pelas fortes chuvas recentes, especialmente quanto ao estado de ruas e espaços destinados a eventos, como o local que sediará a festa de Nossa Senhora d’Ajuda, a partir desta sexta-feira (15/08).
Os vereadores Lucas Barreto (Podemos), Lucas Nascimento (PSDB) e Robinson Vinhas (PCdoB) elogiaram a rapidez com que as Secretarias de Serviços Públicos e Obras têm atendido às solicitações do Legislativo. Robinson Vinhas ainda informou que participará de uma audiência em Salvador (BA) com a Secretária Estadual de Saúde para tratar da situação crítica do Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães (HDLEM), que enfrenta falta de insumos e servidores em estado de greve.
A vereadora Andressa Carvalho chamou atenção para a urgência na atualização do Cadastro Único (CadÚnico) por parte da Secretaria de Ação Social, a fim de evitar o bloqueio de benefícios sociais. Já o líder do governo, Rodrigo Borges (Republicano), saudou os novos secretários municipais nomeados na recente reforma administrativa promovida pelo prefeito Jânio Natal (PL) e justificou vetos a projetos aprovados na Casa, explicando que se trataram de equívocos da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que enviou as propostas para leitura e aprovação sem a devida revisão.
O presidente da Câmara, Dilmo Santiago (PL), anunciou a entrega do título de Cidadão Honorário ao prefeito da cidade de Belmonte, em Portugal, Antônio Pinto Dias Rocha, em cerimônia inédita realizada por videoconferência. Ele ressaltou a contribuição do homenageado para a consolidação de acordos culturais e educacionais com Porto Seguro. Dilmo também apresentou seu Projeto de Lei nº 047/2025 que reconhece o distrito de Arraial d’Ajuda como a Capital Mundial dos Casamentos à Beira-Mar, proposta elogiada pelos vereadores pela relevância para o fortalecimento do turismo na Orla Sul.
A sessão contou com a presença de alunos do Colégio COEPS, do presidente da Associação Comercial e Empresarial do Litoral Sul, André Asas, sua esposa Samira, e da gestora do Litoral Sul, Alessandra Quaresma, amplamente elogiada pelos parlamentares pela sua eficiência e comprometimento.
Estiveram ausentes, com justificativa, os vereadores Pepo da Van (União Brasil), Bolinha (PSC) e Dr. Anderson (PRD).