Biometria é obrigatória para votar nas eleições em 2024?

É possível votar nas Eleições Municipais de 2024 sem a biometria, mas o cadastro biométrico é recomendado pelo TSE para maior segurança e rapidez no momento de votação, entenda:

Apesar de ser recomendado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cadastro biométrico ainda não é obrigatório no Brasil. Ou seja, quem não tiver a biometria cadastrado poderá votar normalmente nas Eleições Municipais de 2024.

Entretanto, segundo o TSE, o eleitor pode ser convocado para atualizar seus dados eleitorais e, assim, realizar a biometria. Neste caso, o eleitor que não comparecer pode ter o título cancelado e, assim, não poderá votar.

O que é biometria?

A biometria é a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos da pessoa, a assinatura e a foto digitalizadas, além da atualização dos dados biográficos. O cadastro biométrico é gratuito e confere mais segurança ao voto, ajudando a evitar a formação de filas nas seções de votação.

Como cadastrar biometria?

A data-limite para coleta biométrica neste ano é o dia 8 de maio, mesmo dia que acaba o prazo para regularização de qualquer outra pendência eleitoral. Nos 150 dias anteriores às eleições, não é permitida nenhuma alteração.

Para fazer a biometria, é preciso acessar o portal do TSE e agendar o serviço em um cartório eleitoral. No dia do atendimento agendado, é necessário levar comprovante de endereço e documento oficial com foto.

O aplicativo e-Título pode substituir o título de eleitor físico apenas para quem possui biometria cadastrada. Para conferir se seu e-Título é válido, basta acessá-lo e conferir se seus dados estão corretos e sua foto de perfil atualizada. Se estiver sem a foto de perfil, é preciso cadastrar a biometria em um cartório eleitoral.

As Eleições Municipais de 2024 acontecem no dia 6 de outubro deste ano, com eventual segundo turno marcado para o dia 27 do mesmo mês. Este ano serão eleitos prefeitos e vereadores de cada município. A data limite para tirar o primeiro título de eleitor ou regularizar o documento é 8 de maio e é possível conferir a sua situação eleitoral no Portal do TSE.

Fonte: O Tempo

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário