Maior montadora de carros elétricos do mundo, BYD oficializa início das obras de complexo fabril na Bahia

A montadora chinesa Build Your Dreams (BYD), maior produtora de carros elétricos do mundo, oficializou o início das obras de seu complexo fabril em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, nesta terça-feira (5/03).

local será construído do zero, em uma área que faz parte do terreno antes utilizado pela também empresa automobilística Ford, que encerrou suas atividades no Brasil em 2021. O espaço foi vendido para o governo estadual em 2023.

O início das obras foi celebrado em uma cerimônia realizada às 15h, no mesmo espaço onde ficará a fábrica. Estiveram presentes o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), além de representantes da BYD, entre eles o presidente da montadora no Brasil, Tyler Li, e o CEO Alexandre Baldy.

“Os carros que serão exportados deste local, levarão a imagem e o nome de Camaçari para a Bahia e o Brasil. Muita gente virá a Camaçari para fazer negócios, para conhecer a planta, para entender como funciona aqui”, disse Jerônimo Rodrigues.

Segundo Alexandre Baldy, serão produzidos 150 mil veículos anualmente, em Camaçari. Na primeira fase de obras, serão 26 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas que vão ocupar uma área de cerca de 1 milhão de m2.

As antigas instalações do complexo serão destinadas a fornecedores que vão ajudar na produção de partes e peças dos novos veículos.

De acordo com o CEO da BYD Brasil, o objetivo da montadora chinesa é que ao fim deste ano ela consiga ter carros sendo montados na planta.

“Ao longo de 2025 nós teremos a fabricação completa aqui saindo dessa planta de Camaçari, da BYD, para todos os estados do Brasil e, certamente, para os países ao qual a BYD atua na América Latina”, projetou.

Inicialmente, os carros fabricados no complexo serão:

  • BYD Dolphin, que chegou para revolucionar o mercado de veículos elétricos;
  • BYD Song Plus, híbrido plug-in com autonomia de mais de mil quilômetros;
  • BYD Yuan Plus, carro moderno e 100% elétrico;
  • BYD Dolphin Mini, recém-lançado no Brasil.
  • Com o início das obras do complexo fabril, Jerônimo Rodrigues revelou conversas futuras com a BYD para melhorar a estrutura de Camaçari.
  • “Nós ainda temos outros assuntos para tratar com a BYD, por exemplo, o aeroporto, de onde chegarão peças, onde chegarão matéria-prima e por onde sairão os carros produzidos aqui, as baterias”, disse o governador.
  • Na segunda (4/03), o Governo da Bahia autorizou oficialmente a montadora chinesa a instalar a fábrica de veículos elétricos e híbridos no polo petroquímico. A autorização foi dada através da alienação da área, que fica no polo petroquímico de Camaçari. A alienação de um bem consiste em passar, com ou sem remuneração, a propriedade para outra pessoa ou empresa.
  • O investimento feito pela BYD para a instalação da fábrica foi de R$ 3 bilhões. Antes da alienação, a montadora apresentou o projeto do empreendimento com demonstração de efeitos socioeconômicos.

Na Bahia, a fábrica vai produzir chassis de ônibus e caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato. Segundo a empresa e o governo do estado, a produção nacional desses automóveis vai permitir preços mais competitivos.

Em outubro do ano passado, a BYD lançou a pedra fundamental das suas fábricas na Bahia. O ato simbólico oficializou o acordo para construção das três unidades da empresa.

  • Unidade 1: exclusiva para a produção de caminhões elétricos e chassis para ônibus.
  • Unidade 2: dedicada à produção de automóveis híbridos e elétricos.
  • Unidade 3: voltada para o processamento insumos, como lítio e ferro fosfato, que serão exportados para o mercado externo.
  • Sete modelos que serão produzidos na Bahia foram expostos no Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador, em julho do ano passado, sendo um utilitário, o eT3, uma espécie de minivan, e outros seis carros: Dolphin, Han, D1, Song, Yuan e o Tan.
  • O modelo mais barato é o Dolphin, que custa R$ 149.800 e já tem mil unidades vendidas.
  • Investimentos
  • De acordo com o governo, mais de cinco mil empregos diretos serão gerados pela montadora chinesa. A expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o começo de 2025, com capacidade estimada de 150 mil veículos por ano, na primeira fase de implantação.
  • Além da geração de empregos, a BYD fará treinamento e capacitação de mão de obra especializada, com prioridade para baianos. Esses profissionais formados serão aproveitados nas fábricas.
  • A empresa anunciou que dará prioridade a fornecedores locais. Também será instalado um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador. Um dos principais objetivos será desenvolver tecnologia de um motor híbrido flex, para combinar o etanol com o motor elétrico.
  • Como contrapartida à instalação das fábricas, o Governo da Bahia vai conceder incentivos fiscais à BYD até 31 de dezembro de 2032, conforme com a legislação tributária estadual.
  • O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sancionou em 2023 a lei que isenta o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricosque custam até R$ 300 mil. Para veículos acima deste valor a taxa vai ser de 2,5%.
  • A isenção do IPVA não se restringe aos veículos da montadora chinesa, aplicando-se a qualquer automóvel elétrico, representando um estímulo significativo para a indústria de veículos sustentáveis.

 

 

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário