Os passageiros do avião que realizou um pouso de emergência no aeródromo de Ibotirama, no oeste da Bahia, embarcaram na manhã deste sábado (16) para Belém do Pará, para onde seguia a aeronave antes da manobra forçada. O voo tinha saído de Porto Seguro, no sul da Bahia, e precisou pousar no local após enfrentar problemas em um dos motores.
De acordo com a Guarda Municipal da cidade, uma segunda aeronave foi enviada para buscar os passageiros ainda na sexta-feira (15), quando houve o pouso forçado, mas o veículo não tinha permissão para decolar à noite.
Ainda segundo informações do órgão, o avião tinha capacidade para sete pessoas, mas viajava com oito no momento do pouso forçado – um avião, um copiloto e seis passageiros da mesma família. A aeronave também não tinha permissão para fazer táxi aéreo.
O avião permanece no aeródromo por não ter sido possível retirá-la do local com o maquinário que foi utilizado.
O incidente aconteceu na tarde de sexta-feira. Durante a aterrisagem, um dos pneus estourou. Em seguida, a aeronave saiu da pista e parou em uma área de mata, dentro do aeródromo, conforme informou a Guarda Municipal.