Após 11 meses de luta, assembleias e alterações de estatuto, finalmente a Asprov – Associação dos Proprietários e Moradores das unidades dos loteamentos do Village I, II e III – está devidamente regulamentada e registrada. Na noite da terça-feira, 20 de março, os moradores se reuniram e a diretoria da Asprov apresentou o balanço das atividades.
Em entrevista, o presidente Ismar Mendes informou que a associação vem trabalhando em várias frentes. “Temos o projeto de microdrenagem, a construção de um muro, a reforma de 13 praças, iluminação, passeios, enfim, toda uma série de infraestrutura que o bairro necessita”, comenta.
Ao lado do vice-presidente, Canrobert Júnior, ele anunciou o projeto para Microdrenagem do Village, que pode por um fim nos alagamentos e acúmulo de águas nas vias do Village I, problema comum sempre quando chove. O projeto leva a assinatura do arquiteto Edilson José Alves e foi apresentado por ele durante a reunião.
Pelo que disseram os presentes, não se pode fazer o calçamento nas ruas do Village I, enquanto não resolver a drenagem. Primeiro, porque só vai aumentar o acúmulo de água nas ruas, calçadas e casas dos moradores, uma vez que a terra não vai mais absorver o que absorvia. E por isso, calçar agora seria jogar dinheiro fora. É importante destacar que apenas no Village I, que fica na parte baixa.
O projeto de drenagem, pelo que foi apresentado, teria um custo baixo para um problema tão grande. O vice-presidente, Canrobert Júnior, comparou com o calçamento realizado em dois quarteirões de um dos villages que custou R$200 mil, com o projeto de drenagem que se estima em R$100 mil.
Para o presidente, Ismar, tudo que se torna empecilho pela Prefeitura, a associação, na medida do possível, vem realizando. “Estamos correndo por fora. Tudo que possa emperrar ou atrasar nossas reivindicações, estamos buscando por outros meios, de acordo com nossas possibilidades. Estamos tentando realizar essa parceria entre privado e público para atender nossas demandas ”, diz.
Como a construção do muro no Village III, que tem importância fundamental para melhorar a segurança em todos os bairros, porque sem ele, existe um local nos fundos do Village III que se torna rota de fuga para bandidos, principalmente, aqueles que utilizam motos. Nesse sentido, a associação está preparando uma feijoada para o dia 5 de maio, no intuito de adquirir fundos para a construção desse muro.
A diretoria, que conta ainda com o tesoureiro Rubens Junior e a secretária executiva Sara Leite, apresentou algumas ações já realizadas como: a manutenção em equipamentos comunitários, a regularização da coleta de lixo diária, a reunião com o prefeito Humberto Nascimento, as festas comunitárias, as implementações de ação de segurança e a contratação de prestador de serviço para manutenção do loteamento.
Além disso, outras ações estão em andamento ou em estudos. São elas: a recuperação da fonte, a revitalização de praças, ações de educação comunitária e notificação judicial aos lotes baldios (entulhos), além dos estudos para drenagem.
O presidente mostrou a importância de todos os moradores se unirem, participando e contribuindo com a associação, para tornar o bairro cada vez melhor. Quem for morador ou proprietário de terreno, em algum dos bairros, e quiser se filiar, pode entrar contato pelo telefone (73) 99969-6094 (whatsapp) .
Por fim, foi apresentado o site da associação (www.asprov.com.br) e o portal de transparência da entidade.