Aeroportos de Salvador e Porto Seguro estão entre os mais movimentados do Nordeste

O nordeste brasileiro registrou, no semestre de 2025, mais de 19,3 milhões de passageiros nos principais aeroportos da região, em voos domésticos e internacionais. O dado faz parte do Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgado nesta semana. Entre os cinco principais aeroportos da região, constam o de Salvador e o de Porto Seguro, no litoral sul baiano.

Segundo o levantamento, o número representa um crescimento de 4,9% em relação ao mesmo período de 2024, quando 18,4 milhões circularam pelos terminais. O relatório revela que a região Nordeste tem três aeroportos figurando entre os principais terminais do país em número de movimentação. Juntos, os aeroportos de Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE) receberam mais de 11,2 milhões de passageiros.

A capital pernambucana teve o aeroporto mais movimentado durante o primeiro semestre. Entre os voos, 4,68 milhões passaram pelo Aeroporto Internacional de Recife. Já na Bahia, o terminal de Salvador teve um crescimento expressivo de 5,1% em relação ao primeiro semestre do ano passado, com 3,7 milhões de passageiros. No ano anterior foram 3,5 milhões. E a Bahia ainda possui um segundo grande destino: Porto Seguro. A cidade na Costa do Descobrimento recebeu 1,17 milhão de passageiros, cerca de 15% a mais do que no primeiro semestre do ano passado (1,02 milhão). A cidade ficou em quarto lugar no ranking da região.

Aeroporto de Porto Seguro-BA

Em terceiro lugar vem o Aeroporto de Fortaleza, no Ceará, com mais de 2,8 milhões de viajantes e um crescimento de 7,4% em relação a 2024, quando 2,6 milhões movimentaram o local.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, comemorou os números e confirmou que esse é “o melhor período da aviação civil para o Brasil”. Segundo ele, o Nordeste vem ganhando força no setor devido aos investimentos feitos na região e à expansão da malha aérea. “É um ganho imenso para a região e para o país, pois gera empregos, promove o turismo e alavanca a economia dos estados do Nordeste”, garantiu.

Fonte: Bahia Notícias

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário