No início da tarde desta terça-feira (24/05) policiais militares da CIPPA/PS, em rondas nas proximidades do Bairro Porto Alegre, apreenderam um caminhão que fazia o transporte de uma carga de madeira nativa pela BR-367, na altura do anel viário, saída do município de Porto Seguro.
Abordado, o motorista não apresentou nenhuma documentação de origem e nem a autorização do transporte dos 540 m³ de madeira que estavam no citado caminhão. O veículo e a carga foram apreendidas.
Também, na mesma data, (24/05), policiais militares da CIPPA/PS e prepostos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Santa Cruz Cabrália se deslocaram para o Bairro Campo Verde com o objetivo de averiguar denúncias de uma possível ocorrência de supressão ilegal de vegetação ocorrendo em uma propriedade rural.
No local indicado, as equipes de fiscalização constataram o ilícito, onde o dono da propriedade suprimiu a vegetação nativa sem licenças dos órgãos responsáveis, impedindo a regeneração da área e indo de contra o que preconiza o Artigo 48 da Lei Nº 9605/98.
Ainda, como parte das operações, na mesma data, policiais militares da CIPPA/PS embargaram uma área usada para a produção ilegal de carvão localizada no Bairro Campo Verde, município de Santa Cruz Cabrália. A guarnição chegou ao local através de uma denúncia obtida pela Secretaria do Meio Ambiente do município citado e se deparou com 02 fornos de carvão usados para a atividade ilegal.
Os fornos clandestinos foram destruídos. Nas operações, foram apreendidos: 01 Caminhão, 540m³ de madeira nativa ilegal e 02 motosserras, sem documentação legal.
Em função dos ilícitos, foram lavrados “Termo Circunstanciado de Ocorrência” (TCO) em desfavor dos responsáveis e/ou proprietários dos objetos alvos das operações.
Todos os registros das ações foram enviados ao Ministério Público para adoção das medidas cabíveis.
Fonte: ASCOM/CIPPA/Porto Seguro.