Sobe para 43 o número de municípios afetados pela chuva na Bahia; desalojados passam de 6,5 mil

Subiu para 43 o número de municípios afetados pelas chuvas na Bahia. Além disso, 6.802 pessoas estão desalojadas segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), divulgadas nesta sexta-feira (2/12).

Até quarta (30/11), eram 32 cidades atingidas. Ainda de acordo com a Sudec, não há registro de desaparecidos e nem de pessoas mortas. Estima-se que 60.732 pessoas tenham sido afetadas pelas chuvas e que 355 estejam desabrigadas.

Dos 43 municípios afetados, 12 decretaram situação de emergência: Prado, Baixa Grande, Itabuna, Santa Cruz Cabrália, Cícero Dantas, Ibicuí, Itambé, Nova Viçosa, Vereda, Olindina, Cachoeira e Eunápolis.

 O sul e extremo sul da Bahia são as regiões mais afetadas. Em Dário Meira, no sul da Bahia, o colégio estadual abriga 18 pessoas, que tiveram suas casas invadidas pelo transbordamento do Rio Gongogi. As aulas foram suspensas na unidade nesta sexta, mas a prefeitura ainda não informou se a suspensão prosseguirá na próxima semana.

O nível do rio Cachoeira, que corta a cidade de Itabuna, aumentou 5,5 metros acima do normal por causa das chuvas e casas que ficam às margens do rio, no bairro Ferradas, ficaram alagadas. Em 2021, o rio transbordou e a cidade ficou alagada.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia atua nas ocorrências em todo o estado. A base das equipes é em Ilhéus porque há maior facilidade de deslocamento para as cidades mais atingidas, localizadas no sul, extremo sul e sudoeste.

Rodovias afetadas

 

Além dos alagamentos e deslizamentos, diversas estradas foram prejudicadas pelas chuvas. Na quinta-feira (1º), equipes da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) foram enviadas para as localidades afetadas para realizar ações emergenciais. Na quinta, foram registrados 10 trechos e uma ponte comprometidos.

Confira lista de cidades afetadas:

  • Sul e extremo sul
    Ibicuí
    Itabuna
    Nova Viçosa
    Prado
    Santa Cruz Cabrália
    Itamaraju
    Teixeira de Freitas
    Eunápolis
    Medeiros Neto
    Wenceslau Guimarães
    Ibicaraí
    Pau Brasil
  • Porto Seguro
    Ipiaú
    Floresta Azul
    Caravelas
    Vereda
    Gandú
    Aiquara
    Guaratinga
    Itanhém
    Aurelino Leal
    Itororó
    Dário Meira
  • Sertão
    Baixa Grande
  • Recôncavo Baiano
    Cachoeira
    Santo Antônio de Jesus
    São Félix
    Maragojipe
  • Norte
    Cícero Dantas
    Juazeiro
  • Sudoeste
    Itambé
    Itapetinga
    Itarantim
    Belo Campo
  • Oeste
    Ibotirama
  • Outros
    Olindina
    Sátiro Dias
    Itanhambupe
    Inhambupe
    Catu
    Itapicuru
    Marcionílio Souza

 

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário