PM resgata cerca de 700 pássaros silvestres em cativeiro ilegal em Mascote-BA; ao menos 200 estavam debilitados e foram levados ao Ibama

Cerca de 700 pássaros silvestres foram resgatados por equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental Porto Seguro (Cippa), da Polícia Militar da Bahia. O caso ocorreu na quinta-feira (29/03), no povoado de São João do Paraíso, em Mascote, no extremo sul. Ninguém foi preso na ação.

De acordo com o órgão, os animais estavam em um imóvel aparentemente abandonado, que era usado como um centro de distribuição e cativeiro irregular de aves silvestres destinadas ao comércio ilegal na região. Os pássaros estavam aglomerados em pequenas gaiolas e viveiros, sujos e apertados.

Alguns estavam quase morrendo, por falta de água e alimentos, conforme a PM, entre eles, alguns de espécies ameaçadas de extinção, como Trinca-ferros, Coleirinho, Fogo Apagou, Sabiá,Cardeal do Nordeste, Azulão, Pintassilgo, Corrupião, Canário da Terra, Pássaro Preto, Curió, Chorão e Cigarrinha.

Segundo a polícia, cerca de 200 aves estavam bastante debilitadas e foram entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Porto Seguro. No local, as aves receberão tratamento e serão reabilitadas, antes de serem devolvidas à natureza. Os que estavam em condições saudáveis foram soltos em uma reserva particular de proteção natural.

Outro caso na Chapada Diamantina

Aves mantidas em cativeiro ilegal foram encontradas em Lençóis, na Chapada Diamantina — Foto: PM-BA

Também na manhã de quinta-feira, equipes da Cippa Lençóis, na região da Chapada Diamantina, prenderam dois homens flagrados com 17 pássaros silvestres, na cidade de Seabra. Com a dupla, que não teve nomes divulgados, também foram apreendidos dois quilos de cocaína e munições de diversos calibres.

Conforme a PM, os agentes faziam patrulhamento de rotina, quando viram um homem às margens de uma rodovia, com cinco aves. Durante a abordagem, ele teria informado que os animais seriam comercializados, levando os policiais a achar outros oito pássaros na mesma condição irregular.

O suspeito negou ser o dono das drogas e munições, e indicou outra pessoa, do próprio convívio, como responsável. O segundo suspeito foi encontrado e teria admitido a posse do material. Com ele, também foram entradas mais quatro aves silvestres.

Fonte: G1 Bahia

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário