Fogo atinge comunidades indígenas e destrói cerca de mil hectares de Mata Atlântica no extremo sul da Bahia

Novas queimadas destruíram cerca de mil hectares de Mata Atlântica, entre as cidades de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia. O território destruído pelas chamas equivale a 1.500 campos de futebol.

Com os incêndios, pelo menos oito comunidades indígenas foram atingidas, de acordo com informações do Movimento Indígena da Bahia (Miba). Animais também foram mortos — a área afetada abriga centenas de espécies nativas da Mata Atlântica, importantes para a fauna e flora entre Santa Cruz Cabrália e Belmonte.

Logo que as queimadas começaram, no sábado (2/12), bombeiros, brigadistas do PrevFogo, servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e voluntários trabalham para conter as chamas.

Bombeiros militares de outras regiões do estado também foram acionados para atuar nas quatro frentes de combate, mas ainda há necessidade de reforço.

O cenário de destruição se estende por mais de 30 km, com animais mortos e o solo coberto por cinzas na Área de Proteção Ambiental (APA) Santo Antônio.

“Nós hoje estamos aqui com 50 homens dedicados à operação e as principais dificuldades são os acessos aos focos de incêndio. Nós temos dificuldade por conta dos pontos serem remotos. Muitas vezes precisamos pegar o suprimento de combate ao incêndio através das mochilas costais para chegar ao foco e fazer o combate de forma específica”, explicou o capitão Henrique Barreto, comandante da operação.

Dadas as características do bioma, considerado denso, o cacique Zeca Pataxó, coordenador do Miba, pede o envio de mais equipamentos e pessoal para conter os incêndios. O comandante do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Adson Marchesini, informou que oito aeronaves atuam no combate às chamas. Mais reforços estão sendo encaminhados para a região.

Fonte: G1 Bahia

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário