Defesa Civil emite alerta de chuvas fortes no sul da BA; comunicado faz referência à região atingida por temporais em 2021 e 2022

 

A Defesa Civil de Ilhéus, no sul da Bahia, emitiu alerta de chuvas fortes desta segunda-feira (18/12) até a próxima quinta (21/12). A “princesa do sul” foi uma das cidades que enfrentou temporais com mortes e desabrigados em dezembro de 2021 e 2022, e que decretou situação de emergência em abril deste ano. (Lembre situações abaixo)

Segundo o comunicado, o acumulado de precipitações nesse período pode atingir 91 milímetros, número inferior aos dois anos interiores, mas ainda bastante elevado, pois especialistas consideram chuva forte a partir 30 milímetros.

Por causa do alerta, a prefeitura municipal orientou que moradores evitem áreas de risco e observem desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis.

A Defesa Civil informou que existe risco de deslizamentos de terra e alagamentos em vários pontos da cidade. O órgão atua por meio de sistema de monitoramento e trabalho preventivo, com vistorias, instalação de proteção provisória de barrancos com lonas, entre outras ações, e pode ser acionado através do telefone (73) 97400-7521.

Em abril desse ano, Ilhéus teve situação de emergência decretada, assim como outros cinco municípios, por causa de temporais. Na época, pelo menos 27 cidades foram atingidas por fortes chuvas, que deixaram 9.261 pessoas desalojadas, 74 desabrigadas e 9.348 afetadas.

Na ocasião, houve alagamentos, deslizamentos de terra e desabamentos de imóveis, além de três mortes: de um casal de turistas mineiros e de um pescador, que era tio de Carla Perez.

Histórico

Em 2021, 24 pessoas morreram por causa das chuvas em várias partes do estado, incluindo a região sul, que foi a mais impactada. Os dados foram divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), que contabilizou mais de 91 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas. Ao todo, mais de 620 mil pessoas foram afetadas pela chuva e destas, mais de 400 ficaram feridas.

Naquele ano, o governo estadual afirmou que a Bahia registrou o maior volume de chuva em 32 anos, no mês de dezembro. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disse que o mês apresentava o maior volume de chuvas dos últimos 60 anos.

Ilhéus foi um dos municípios mais prejudicados e decretou calamidade pública, considerado mais grave que a situação de emergência. Ele é adotado quando o desastre é grande o suficiente para comprometer totalmente a capacidade de resposta do poder público local e, nestes casos, a União pode definir a intervenção da Força Nacional para auxiliar no controle de danos.

Em 2022, Ilhéus voltou a ser afetada por temporais, no mês de dezembro. Somente no Natal foram registrados 136 mm de chuva, que provocaram vários estragos, como desabamentos e alagamentos. Segundo o Inmet, foi o segundo maior volume de chuvas registrado na cidade desde 2003 e o maior desde novembro de 2013.

No final de 2022, o governo decretou estado de emergência em mais de 100 municípios baianos e cerca de 280 mil pessoas foram afetadas pela situação. Destas, mais de 3 mil ficaram desabrigadas e 31 mil desalojadas.

Fonte: G1

 

 

 

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário