As estradas que ligam Arraial d’Ajuda a Trancoso e do trevo de Trancoso a Vila de Caraíva, ambas de chão batido, foram denominadas por meio de um decreto municipal emitido no dia 27 de julho, como “corredores verdes”.
Assinado pelo prefeito Jânio Natal, o decreto proíbe a construção de muros em alvenaria (paredes de lajotas com cimento), ou qualquer material que agrida, visualmente, o meio ambiente. Sugere, ainda, o uso de madeiras de eucalipto, ecologicamente corretas, ou de vegetações naturais, para proteções dos muros dos imóveis que margeiam essas estradas.
O decreto também prestigia as estradas vicinais de Taípe, Itapororoca e Itaquena, que também foram inclusas na nova nomenclatura.
A medida visa preservar o meio ambiente em todos os sentidos, inibindo a poluição visual do concreto e das construções em alvenarias.
O Executivo Municipal vai encaminhar o decreto para a apreciação da Câmara de Vereadores, no intuito dele ser transformado em lei.
No decreto, cabe às secretarias do Meio Ambiente, Obras, SEDUR e à própria comunidade, fiscalizar os “corredores verdes”.