Após denúncia de associação, Secretaria de Meio Ambiente embarga desmatamento no Paraíso dos Pataxós

Pessoas filiadas à Associação dos Moradores e Proprietários do Paraíso dos Pataxós – AMPPPA pegaram em flagrante o desmatamento de um terreno na Rua Ararai, localizada no próprio bairro.

Eles gravaram vídeo, entraram em contato com a nossa reportagem e enviaram ofício à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, requerendo a visita do secretário Jânio Natal Borges Júnior no local.

Fiscalização imediata da Secretaria do Meio ambiente

 

O episódio aconteceu no dia 22 de abril e causou revolta aos moradores, pelo desmatamento de plantas nativas e árvores antigas.

Os moradores alegam que o  terreno está num local onde possui córrego com curso d’água, o que caracteriza Área de Preservação Permanente segundo o Código Florestal (Lei 12.651/2012).

Além disso, o Plano Municipal da Mata Atlântica de Porto Seguro também incentiva a conservação dessas áreas, que já são bem reduzidas na cidade.

Os trabalhadores, contratados para o serviço pelo proprietário do terreno, alegaram que tinham a licença da Secretaria. E, realmente, tinham. No entanto, se tratava apenas de limpeza e retirada de entulho, e não de corte de árvores.

árvores cortadas fora da autorização da licença concedida

 

Nossa reportagem entrou em contato com o Secretário do Meio Ambiente, Jânio Natal Júnior que, imediatamente, enviou uma equipe ao local. Constatado a denúncia – a supressão de árvores fora do especificado na autorização, a equipe da Secretaria embargou o serviço que estava sendo realizado.

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário