Aparato municipal e estadual não impede que fogo se alastre em Aldeia Velha- Porto Seguro

O incêndio que assola o território Indígena de Aldeia Velha, em Porto Seguro, desde o dia 04 de março, ainda não foi contido, apesar dos esforços conjuntos da administração municipal, Governo do Estado e voluntários.

De acordo Informações dos combatentes que estão atuando na linha de frente do combate ao fogo, estão sendo utilizados recursos aéreos, veículos especiais, operados por pessoal especializado das equipes do Corpo de Bombeiros, Prevfogo/Ibama, Brigada Indígena, Inema,  e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para evitar que o fogo se alastre para áreas de Mata Atlântica.

“O sol quente e ventos fortes que ajudam as chamas a se alastrarem, e o terreno com muita matéria orgânica prejudicam o trânsito das viaturas” relatou o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Cel. Adson Marchesine.

O comandante destacou ainda que, cerca de 200 hectares já foram atingidos pelo fogo.

Em entrevista concedida aos órgãos de imprensa, o Cacique  de Aldeia Velha, onde residem 450 famílias indígenas, Carleone Pataxó, afirmou que o fogo tem sua origem em queimadas realizadas por pessoas que atuam nas “andadas de goiamuns” e que já há relatos de moradores com problemas respiratórios.

 

O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Jânio Natal Júnior, informou que a pasta está atenta e participando das ações direta e indiretamente de combate ao incêndio, com o fornecimento da logística necessária e indispensável, como o provimento de equipamentos e transporte, disponibilização de pessoal e fornecimento de alimentação e água para todo o pessoal envolvido na operação.

“Não estamos poupando esforços. Empenhamos toda a estrutura municipal pertinente e necessária para evitar que as chamas alcancem a reserva de Mata Atlântica”, disse o secretário de Meio Ambiente do município.

 

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário