36 armas de fogo e 49 aves silvestres são apreendidos em operação conjunta do ICMBio e CIPPA/PS

Foi finalizada neste domingo (31/07) a Operação Guardiões do Bioma, realizada pelo Instituto Chico Mendes de Proteção da Biodiversidade (ICMBio), com apoio de policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro (CIPPA/PS).

As ações foram iniciadas na última quinta-feira (28/07), onde as equipes atuaram nas zonas rurais dos municípios de Prado e Itamaraju.

 

Como resultado, foram apreendidos na zona rural do município de Prado, em ações de combate à caça ilegal, 15 trabucos, 36 armas de fogo, além de vários animais silvestres abatidos. Na mesma região, foram entregues às equipes de fiscalização, de forma voluntária, 49 aves silvestres criadas em gaiolas, onde 39, depois de analisadas, foram soltas no Parque Nacional do Descobrimento e 10 aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/Porto Seguro), juntamente com um porco Queixada encontrado em uma propriedade rural sendo criado de forma ilegal para posterior abate.

 

Os fiscais do ICMBio autuaram os infratores por desrespeitarem o Artigo 29 da Lei Nº 9605/98, que proíbe a caça de animais da fauna silvestre sem autorização dos órgãos legais. Os acusados também responderão pelo crime de Porte Ilegal de Arma de Fogo de calibre permitido previsto no Artigo 14 da Lei Nº 10.826/03.

Os animais abatidos foram descartados na área do Parque Nacional do Descobrimento e as armas foram apresentadas nas Delegacias Territoriais de Itamaraju e Eunápolis para adoção de medidas de polícia judiciária.

Por Informações: ASCOM/CIPPA/Porto Seguro

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário