Seis suspeitos morreram durante uma operação das polícias Civil e Militar na cidade de Itabela, no extremo sul da Bahia, nesta quarta-feira (12/11). A “Operação Desarticula” tinha o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão contra uma facção criminosa que atua na região.
Em nota, a Polícia Civil informou que o grupo, cujo nome não foi divulgado, estava em um assentamento na zona rural da cidade — o local foi descrito como o principal esconderijo e depósito de armamentos.
A instituição disse que os agentes anunciaram o cumprimento das ordens judiciais quando chegaram ao local, e foram atacados a tiros. Diante disso, houve revide e parte dos suspeitos começou a fugir em direção a uma área de mata próxima ao local.
Ao fim do confronto, seis suspeitos foram encontrados feridos. Eles foram socorridos, mas não resistiram. Outro grupo de homens armados conseguiu escapar pela zona de mata.
Ainda conforme a polícia, 11 armas (entre fuzis, pistolas e revólveres), munições e carregadores, roupas camufladas, quase dois quilos de maconha, cocaína, crack e balanças de precisão foram encontrados dentro de um imóvel. Além disso, cinco veículos, 13 celulares, rádios comunicadores, coldres, uma lanterna tática e R$ 1,2 mil em espécie também foram encontrados.
Após a normalização da situação, equipes da Rondesp Extremo Sul, Cipe Mata Atlântica (Caema), Cippa Porto Seguro e do 8º Batalhão da Polícia Militar (Canil) foram ao local para tentar localizar os suspeitos foragidos. Cães farejadores foram utilizados na ação, mas ninguém foi capturado. Os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia Territorial de Itabela.
Fonte: G1 Bahia