Trauma pela falta de água em anos anteriores; Prefeitura de Eunápolis previne Embasa com notificação

Em alerta devido à possibilidade de falhas no processo de abastecimento de água em razão das intensas chuvas que atingem a região, a Prefeitura de Eunápolis notificou, pela segunda vez no período de uma semana, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento do Estado da Bahia (EMBASA) para prestação de serviços urgentes que visam garantir o acesso da população à água potável.

Na oportunidade, foi solicitado, ainda, que a EMBASA auxiliasse na drenagem do entorno da praça do bairro Vivendas Costa Azul devido ao acúmulo excessivo de água, o que coloca em risco a saúde dos cidadãos que transitam por aquela área.

“O Município, preocupado com a população eunapolitana, solicitou o serviço para que o ocorrido do ano passado não se repita, período em que os fenômenos naturais deixaram mais de 100 mil pessoas sem acesso à água potável, causando um caos social, principalmente para a parcela mais carente da população. Então, estamos tomando medidas preventivas para que nossos munícipes não sofram esse transtorno novamente”, frisou o procurador jurídico Antônio Pitanga, que assinou a notificação enviada à EMBASA.

Em resposta, a concessionária informou que não possui condições de fornecer o auxílio solicitado e que o sistema de abastecimento de água está funcionando normalmente.

PROCESSO LICITATÓRIO

Com o contrato com a EMBASA vencido desde 2016, a Prefeitura de Eunápolis está em processo licitatório para contratação da empresa especializada na operação de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, conforme a nova lei do Marco Regulatório e do Plano de Saneamento Básico, visto que o serviço atualmente operado pela EMBASA funciona de forma precária, mas não isenta a empresa pública de responsabilidades com os usuários.

 

 

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário