Em oficina sobre saneamento básico, pelo menos 44% dos moradores do Baianão e bairros vizinhos reclamaram de mau cheiro emanado de esgotamento sanitário nas ruas. O odor ruim se alastra, na maioria das vezes, de esgotos que correm a céu aberto, bem como de bueiros não tapados e terrenos baldios. As queixas se avolumam quando comparadas as altas taxas cobradas pelo esgoto e o serviço de má qualidade que é oferecido. Na oportunidade os moradores sugeriram que a manutenção nas redes sejam feitas periodicamente e com mais frequência, bem como seja feita fiscalização mais rigorosa nos lançamentos de esgoto clandestino, seja na rede ou em vias públicas.
Por que é importante?
A falta de esgotamento sanitário em condições adequadas podem contribuir para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas, e reduzem a qualidade de vidas das pessoas, sobretudo na saúde.
Quem ganha?
Ganha a administração pública e as empresas concessionárias, que não querem investir em infraestrutura básica nos bairros mais periféricos.
Quem perde?
Os moradores são os maiores prejudicados na medida em que não tem acesso a mais importante das infraestruturas: o saneamento básico.