O Governo da Bahia informou que concluiu a pavimentação da pista e das faixas laterais do Aeroporto de Porto Seguro, inaugurada no último dia 30 de junho pelo governador do Estado, Jerônimo Rodrigues.
Com um investimento de R$ 21,770 milhões, a pavimentação asfáltica da pista do Aeroporto de Porto Seguro foi ampliada de 1.850 metros para 2.000 metros de comprimento e 45 metros de largura, possibilitando o pouso e decolagem de aeronaves maiores. A obra, executada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), garante que o aeroporto atenda às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
“Estamos entregando hoje a conclusão da pista do Aeroporto de Porto Seguro, que atende a todas as exigências da ANAC. Cumprimos um TAC e nos comprometemos a não perder voos por esse motivo“, afirmou o governador.
Saulo Pontes, superintendente de Infraestrutura de Transportes (SIT), explicou que o número de voos diários será ampliado de 14 para 33: “Aproveitamos a restauração para oferecer mais conforto e segurança aos passageiros, atendendo à demanda que se intensifica durante as férias escolares. Agora, a pista está liberada para operações noturnas “.
Porto Seguro, localizado a 700 quilômetros de Salvador, é a porta de entrada para a Costa do Descobrimento, uma região repleta de atrativos naturais como praias, baías, recifes de coral, manguezais e rios navegáveis. O município oferece dois voos internacionais diretos para Buenos Aires, operados pela GOL, com uma terceira rota da Aerolíneas Argentinas programada para iniciar em 6 de julho.
O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, enfatizou a importância da obra para o setor na região: “Este é um reforço essencial para atender à demanda turística da Costa do Descobrimento, com conexões para 16 destinos nacionais e voos diretos para Salvador. Essas melhorias facilitam a chegada de turistas a Porto Seguro“.
Segundo a Concessionária Sinart, que administra o aeroporto, aproximadamente 2 milhões de pessoas embarcaram ou desembarcaram pelo terminal em 2023, resultando em uma movimentação significativa de passageiros na Bahia, ocupando o segundo lugar após Salvador. Nos primeiros quatro meses deste ano, a Bahia registrou um crescimento de 48,5% no número de turistas estrangeiros, seis vezes acima da média nacional de 7,4%.
Fonte: AEROIN