Nossa Senhora d’Ajuda uma romaria de fé e contrição

A Igreja Nossa Senhora d’Ajuda é um dos principais motivos do crescimento da vila. Construída em homenagem à chegada da imagem de Nossa Senhora d’Ajuda trazida pelos jesuítas portugueses, a igreja original data do século XVI, sendo considerada o primeiro Santuário Mariano do Brasil. Já a edificação atual — com fachada e interior bem simples — é de meados do século XVIII.

O local atrai grande número de romeiros devido à tradição católica que fala sobre a água milagrosa que brota de uma fonte próxima. Há diferentes versões para o surgimento da água, mas o fato é que o local atrai milhares de pessoas entre os dias 6 e 15 de agosto — durante os festejos de Nossa Senhora d’Ajuda — que vão à fonte em busca de milagres. Para conhecer a fonte milagrosa, desça pela escadaria pintadas ao lado da igreja e suba pela escadaria de mosaicos, obra do artista Gabriel Güyrá. Independentemente da crença, o percurso vale a pena.

A festa tem seu auge e encerramento no dia 15/08, quando acontece a procissão e a monumental missa onde os fiéis concretizam e reformam suas promessas.

 

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário