Dia de São Judas Tadeu; tudo o que você precisa saber sobre a data

Entenda a história do mártir da Igreja Católica, o porquê de ele ser o santo das causas impossíveis e o motivo de ser celebrado em 28 de outubro

Quando alguma situação da vida é desesperadora, é a são Judas Tadeu que os católicos recorrem. Mas quem é esse santo cuja data é celebrada nesta quinta-feira, 28 de outubro, e por quais motivos as causas impossíveis são dedicadas a ele?

A reportagem de O TEMPO conversou com o padre Junior Vasconcelos Amaral, professor de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e coletou informações da Arquidiocese de Belo Horizonte para responder a essas e outras perguntas, tais como qual é a relação do santo com o Flamengo e onde se pode celebrar o dia do santo em Belo Horizonte e região metropolitana. Confira!

Quem foi são Judas Tadeu?

São Judas Tadeu, também conhecido como são Judas Apóstolo, foi um dos 12 discípulos de Jesus. Filho de Alfeu, o irmão de José, e de Maria Cleofas, prima de Maria, ele nasceu na Palestina e tinha um grau de parentesco direto com Cristo: era primo dele. Ele também tinha um irmão apóstolo, Tiago, chamado de o Menor.

“Na Bíblia, Judas Tadeu e Tiago são chamados de irmãos do senhor. Como em grego a palavra ‘adelphos’, pode ser entendido como primo ou irmão, alguém mais próximo, usa-se irmão. Esse parentesco deu a ele uma proximidade com o primo, de modo a ser entendido como um santo das causas impossíveis, das causas urgentes”, explica o padre Junior Vasconcelos Amaral.

É importante destacar que ele não pode ser confundido com Judas Iscariotes, outro discípulo de Jesus, responsável pela traição do Messias.

“Hoje já se sabe que haviam dois Judas, um filho de Alfeu e outro, de Iscariotes. Felizmente as pessoas já sabem distinguir muito bem quem foi o traidor. No evangelho de Marcos, no capítulo 3, diz ‘aquele que traiu Jesus’, já deixando claro que um dos 12 apóstolos é o traidor”, completa Amaral.

Após a ressurreição de Jesus, são Judas Tadeu passou a vida pregando os ensinamentos do Cristo na Galileia, na Samaria, na Mesopotâmia, na Síria, na Armênia e na Pérsia. Nesse último local, se encontrou com são Simão, e ambos começaram a viajar juntos para evangelizar.

Até que, em 28 de outubro do ano de 70, são Judas morreu como mártir. Segundo a tradição, ele foi assassinado com golpes de lanças, machados e porretes. Suas relíquias estão conservadas na Basílica de São Pedro, em Roma.

O santo é citado no Evangelho de são Mateus, em que pergunta a Jesus durante a ceia: “Mestre, por que razão deves manifestar-te a nós e não ao mundo?” Na passagem, o Messias responde que a verdadeira revelação de Deus está dedicada àqueles que o amam e seguem suas palavras.

Por que o dia de são Judas Tadeu é comemorado em 28 de outubro?

Porque foi o dia em que ele morreu. No dia 28 de outubro do ano de 70, são Judas foi martirizado com golpes de instrumentos cortantes. É tradição da Igreja Católica que a data da morte de um santo seja celebrada como o dia dele.

O padre Amaral lembra que a devoção à são Judas Tadeu é muito popular e muitas pessoas frequentam a igreja em seu dia, mas, que o importante para os cristãos, é a fé em Deus pai e ao Espírito Santo.

“São Judas é alguém que intercede pelos cristãos, mas ele é um meio e não um fim. Como teólogo, eu gosto de ressaltar que ele é apenas um intercessor na Comunhão dos Santos”, argumenta o padre e professor da PUC Minas.

Por que são Judas Tadeu é o padroeiro das causas impossíveis e do Flamengo?

Não é possível precisar quando, mas a devoção a São Judas Tadeu diante de causas impossíveis se espalhou à medida que ficou mais conhecida a distinção entre os sobrenomes dos apóstolos Tadeu e Iscariotes.

Os cristãos medievais não tinham costume de se dirigir a são Judas por medo de rezar pelo traidor. Entretanto, em aparições a outros santos, Jesus dizia para que se recorresse a são Judas diante de causas desesperadas.

O site católico Aleteia revela, por exemplo, que no livro “St. Jude: Saint of the Impossible”, de Donald Thorman, Jesus teria dito a santa Brígida, da Suécia, para pedir a são Judas Tadeu para interceder por causas mais difíceis, pois ele estaria mais disposto a ajudar. A associação do nome do santo às causas impossíveis é tão grande que ele é conhecido por diferentes povos cristãos pelo seu poder milagroso.

O Brasil, aliás, é um país de grande devoção ao santo, além de ser a data quando se comemora o dia do servidor público; no Rio de Janeiro, inclusive, são Judas Tadeu é o padroeiro do Flamengo. Reza a lenda que o clube quebrou um jejum de nove anos sem título em 1953 depois que o time passou a frequentar uma capela dedicada ao santo.

Em função disso, tradicionalmente o clube celebra o dia do santo anualmente. Em contato com a reportagem de O TEMPO, a assessoria de imprensa do time informou que a missa dedicada a são Judas foi celebrada na quarta (27) devido à semifinal da Copa do Brasil.

Como são as orações e promessas a são Judas Tadeu?

São muitas as devoções a são Judas Tadeu, e elas podem ser feitas com orações espontâneas ou tradicionais. O site da Arquidiocese de Belo Horizonte ensina uma prece e uma ladainha ao santo. As promessas a São Judas podem ser feitas de acordo com o que sente cada fiel juntamente das orações abaixo. Confira:

Oração a são Judas Tadeu 

Ó Pai, que pelo anúncio do Evangelho nos fizestes chegar ao conhecimento da vossa misericórdia, concedei-nos pela intercessão de são Judas Tadeu praticar a fé que professamos e a graça que vos pedimos segundo a vossa vontade (apresentar o pedido)… por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

São Judas Tadeu, rogai por nós!

Ladainha a são Judas Tadeu

São Judas Tadeu,

Apóstolo de Cristo,

Eleito por Jesus,

Seguidor do Evangelho,

Testemunha do Ressuscitado,

Animador das primeiras comunidades,

Fiel pregador do Evangelho,

Zeloso ministro de Cristo,

Caridoso com os mais empobrecidos,

Propagador da fé em Cristo,

Cooperador da verdade,

Colaborador da graça divina,

Exemplo de seguimento a Cristo,

Indulgente intercessor,

Amante das virtudes,

Acolhedor dos aflitos, Missionário dos povos, Mártir por amor à missão, Intercessor dos casos aflitos,

Padroeiro de nossa comunidade,

Rogai por nós!

Fonte: O Tempo

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário