Chegada da imagem restaurada de São João Menino emociona Trancoso

Depois de 8 meses em processo de restauração na capital baiana, a imagem histórica de São João menino, padroeiro de Trancoso, retorna ao seu altar. O prefeito Jânio Natal, acompanhado pelo superintendente de cultura: Herculano Assis, a Diretora do escritório técnico do Iphan: Cristiane Rabelo e o Samba de Couro de Trancoso, uma das mais importantes manifestações culturais do Brasil, oficializaram a entrega do maior símbolo católico de Trancoso.

A solenidade na igreja matriz do quadrado, presidida pelo seu administrador paroquial: Frei Marconi, emocionou a todos os presentes que aguardavam ansiosos pela chegada do padroeiro, restaurado por Cláudio Lemos.

A imagem do século 17 encontrava-se num estado de conservação considerado lamentável e marca o primeiro passo para o reavivamento da imaginária da terra mãe do Brasil, considerado um dos mais importantes acervos de valores inestimáveis tanto na perspectiva religiosa quanto da imaterialidade da nação brasileira.

Trancoso, primeira vila jesuítica dedicada a São João menino no Brasil, festeja a força da fé, das traduções e da sua história com a chegada do seu padroeiro restaurado: São João menino.

Texto da Superintendência de Cultura/ Porto Seguro

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário