Raicca Ventura e Pedro Carvalho são os vencedores do Super Finals Park do STU National 2025. A etapa foi realizada na cidade de Porto Seguro, na Bahia, e encerrou a temporada do circuito brasileiro de skate, que teve Helena Laurino e o próprio Carvalho como os grandes campeões do ano.
Os seis finalistas de cada cateogria tiveram 20 minutos para realizarem as melhores manobras possíveis em cinco voltas. A nota mais alta foi a que valeu para a pontuação final.
O grupo que disputou a decisão feminina era formado por atletas experiências e a nova geração: Raicca Ventura, Sofia Godoy, Fernanda Galdino, Yndiara Asp, Isadora Pacheco e Helena Laurino.
Raicca venceu a etapa de Porto Seguro, mas a grande campeã da temporada brasileira foi Heleninha Laurino, de 13 anos, que se manteve na liderança do ranking após a realização de quatro torneios do STU Nacional e 134 mil pontos somados.
– Estou muito feliz. Foi um ano competitivo, em que fui bem em todas as etapas. Infelizmente, só não consegui fazer pódio aqui. Até tinha skate pra isso, mas acabei campeã da temporada, que era um sonho desde pequenininha, quando comecei a andar aos 6 anos. Espero evoluir ainda mais no próximo ano. Hoje, coloquei o ‘540º’ na minha linha, além do ‘Flip Indy’, que não tinha acertado nos treinos – disse Heleninha.
Entre os homens, estavam Thomas Augusto, Pedro Vita, Augusto Akio, Kalani Konig, Miguel Leal e Pedro Carvalho.
– É um dia muito especial pra mim. E não foi fácil. Acordei mal, com uma virose, e poder chegar na final, na última volta, não só foi uma vitória como atleta como pessoal também. Superei meus limites, acertei o que queria fazer e consegui o que tanto sonhava esse ano, que era ser campeão do circuito. E ainda com o título da última etapa. Tenho que agradecer ao STU, por esse evento incrível e por fazer um circuito dos sonhos, e à galera aqui da Bahia, que mandou uma vibe sensacional – disse Pedro Carvalho.
Decisão feminina
Na primeira volta, Sofia Godoy foi a melhor entre as competidoras, com 77.03 pontos, seguida de Yndiara Asp e Fernanda Galdino. Em seguida, Sofia manteve o bom desempenho e ampliou sua nota para 80. Na terceira tentativa, Raicca Ventura arrancou a liderança com uma bela volta, que resultou em 87.96 e ninguém mais conseguiu superar a atleta que foi campeã mundial em 2024.
Confira o resultado final
1ª – Raicca Ventura – 87,96
2ª – Isadora Pacheco – 81,67
3ª – Sofia Godoy – 81,00
4ª – Yndiara Asp – 75,79
5ª – Helena Laurino – 75,29
6ª – Fernanda Galdino – 71,00
Decisão masculina
Thomas Augusto tomou a ponta logo na primeira volta, com 89.10 pontos, mas perdeu a posição após Pedro Vita executar belas manobras e tirar 90.33. Na penúltima tentativa, Vita ampliou a pontuação e seguiu na liderança. E emoção foi até o fim, quando Pedro Carvalho encerrou sua participação com chave de ouro, tirou 93 e sagrou-se campeão.
Confira o resultado final
1º – Pedro Carvalho – 93
2º – Pedro Vita – 92.64
3º – Miguel Leal – 89.34
4º – Thomas Augusto – 89.10
5º – Kalani Konig – 86
6º – Augusto Akio – 84.17
Fonte: GE