Com uniforme preto, Brasil derrota Guiné em amistoso na Espanha com ação contra o racismo

Ao invés da tradicional camisa canarinho e short azul, o Brasil jogou de preto o amistoso diante da seleção de Guiné Equatoriana, realizado neste sábado (17/06), no estádio Cornellà-El Prat, nos arredores de Barcelona. A decisão fez parte de medidas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para combater o racismo. O estopim desta iniciativa foi o último ataque racista sofrido pelo atacante Vinicius Júnior, do Real Madrid, em partida pelo Campeonato Espanhol.

Esta foi apenas a segunda vez em que a seleção brasileira entrou em campo com o uniforme diferente das cores tradicionais. A primeira ocorreu há 109 anos, em 1914, quando a equipe jogou inteiramente de branco.

A seleção jogou desta forma apenas no primeiro tempo. Na segunda etapa, os jogadores estiveram com a vestimenta clássica, usado desde 1952. Porém, uma mensagem de combate ao racismo também esteve no uniforme.

No último dia 21 de maio, no estádio Mestalla, torcedores do Valencia xingaram o Vinícius Junior de “macaco”. O fato causou reação do próprio jogador, que cobrou atitudes da liga espanhola contra ele nos estádios. Após rebater Vinicius Júnior, o presidente da entidade, Javier Tebas, pediu desculpas ao atleta de 22 anos e prometeu ações contra estes crimes. O Brasil também pediu providências ao governo espanhol. O caso também gerou reações e manifestações de outros esportistas e celebridades. A cantora Anitta usou figurino com o nome de Vinicius Júnior em seu show, na final da Champions League, no último sábado (10/06), entre Manchester City e Inter de Milão, na Turquia.

Diante de Guiné, neste sábado e Senegal, na terça-feira (20/06), em Lisboa (Portugal), o Brasil será comandado pelo técnico interino, Ramon Menezes, que deverá ser substituído pelo técnico italiano, Carlos Ancelotti, anunciado pela CBF, neste sábado.

Em março de 2024, Brasil e Espanha também farão amistoso, em mais uma iniciativa de combate ao racismo. O duelo será chamado “Uma só pele”. O jogo fará parte da data Fifa, entre os dias 18 e 26 de março, mas o dia ainda não foi definido pelas entidades que comandam o futebol dos dois países.

Em campo, a seleção canarinho venceu a seleção de Guiné por 4X 1, com gols do estreante Joelinton, Rodrigo, Éden Militão e o homenageado do dia, Vini Júnior. Guirassy descontou para os guinéu-equatorianos.

 

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário