Brasileiro, Alison dos Santos conquista o ouro nos 400mts com barreiras no campeonato mundial nos EUA

O brasileiro Alison dos Santos, o ‘Piu’, venceu a prova dos 400 metros com barreiras na noite desta terça-feira (19/07), na cidade de Eugene (EUA) e tornou-se o novo campeão mundial da modalidade.

‘Piu’ derrotou na grande final o recordista mundial, o norueguês Karsten Warholm e o americano, favorito na prova, Rai Benjamin, com o tempo de 46s29, sua melhor marca e recorde do campeonato.

Aos 22 anos, ele se torna o segundo atleta do país campeão mundial, após Fabiana Murer.

A medalha de prata ficou com Benjamin, com 46s89, e o bronze com outro americano, Trevor Bassitt, com 47s39. Warholm terminou em sétimo com 48s42. O norueguês chegou a liderar a primeira metade da prova, mas sentiu fisicamente nos últimos 200 metros. Ele havia se lesionado em junho e estava sem ritmo de competição.

Medalhista de bronze em Tóquio 2020, Alison teve uma ascensão meteórica nos últimos quatro anos. Uma evolução que é coroada após uma temporada perfeita, invicto em todas as provas que disputou. Ele repete o feito de Fabiana Murer, brasileira campeã mundial no salto com vara em 2011.

“Sabe quando você sonha com uma coisa e acorda todos os dias da sua vida, sabendo o que tenho que fazer para alcançar essa vitória, o lugar mais alto do pódio e melhorar meu resultado. Falar é fácil, o negócio é vir fazer. A gente estava treinando bem e sabia o que fazer”, disse Alison ao Sportv.

Dedicando a vitória à sobrinha recém-nascida, o corredor afirmou que é “uma sensação muito boa alcançar o topo do mundo”.

Apesar de ter apenas 22 anos, ele destaca sua maturidade como um fator essencial para o título. “A frieza. Trazer isso para a prova, saber que aqui é a parte fácil, competir é fácil. Não tem dor ou estresse. Eu fico nervoso nos treinos. Aqui eu me sinto em casa, sou o Gelado”, brincou, referindo-se ao personagem que virou seu apelido.

Sobre o futuro, Alison já planeja o próximo passo: ser uma lenda. “Alguém que daqui a 30, 40 anos, quando falarem de 400m com barreiras, vão lembrar do Alison dos Santos.”

Para isso, a mira está no recorde mundial de Warholm. “A gente tem noção que essa marca [45s94] é possível. A gente sabe como melhorar. Não é questão de se, mas de quando”.

Na zona mista, Alison ressaltou a importância do seu resultado em seu país. “Quero abrir as portas para os brasileiros, porque sou o primeiro cara a ganhar o Mundial. É muito incrível fazer todo mundo ver que eles podem vir ao Mundial e ganhar, que não é impossível.”

 

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário