Circuito brasileiro de skate 2024 chega a sua quarta etapa, agora em uma nova localidade no Nordeste. Relembre quem lidera o ranking
Há apenas duas edições no calendário olímpico, o skate já garantiu para o Brasil um total de cinco medalhas, mostrando a força do esporte no país. Depois das três de prata em Tóquio, desta vez foram dois bronzes, com Rayssa Leal, no Street, e Augusto Akio, no Park. E é diante deste cenário de sucesso que o STU retoma suas atividades. Daqui a duas semanas, de 6 a 8 de setembro, em Porto Seguro (BA), entra em cena a quarta etapa do circuito brasileiro, o STU National.
E a competição chega pela primeira vez a terras baianas, reforçando a importância do skate na Região Nordeste. Nos últimos dois anos, por exemplo, foram realizadas etapas do circuito nacional no Recife (PE), no Skatepark da Rua da Aurora, construído pela Rio Ramp Design e um legado do STU para a cidade, inclusive um dos mais importantes equipamentos no cenário brasileiro do esporte sobre o shape e quatro rodinhas.
“É com grande alegria que recebemos este evento. A construção de uma pista profissional de skate em nossa cidade não só fortalece o esporte, mas também coloca Porto Seguro no mapa das grandes competições esportivas do país com o STU. Estamos prontos para acolher todos com muita energia e hospitalidade. Sejam bem-vindos, competidores e equipes de apoio”, pontuou o prefeito da cidade, Jânio Natal.
E para receber os 72 nomes que correm cada etapa, sendo 36 na modalidade Street e 36 na modalidade Park, divididos em 12 skatistas no feminino e 24 no masculino, Porto Seguro apresentará pistas revitalizadas pela empresa Spot, localizadas na Orla Norte, no Complexo de Esporte e Lazer do Mamagaya, que abrange uma área de aproximadamente 1.750m². O espaço é dividido em dois, a Street Plaza e o Super Park, ambos executados em concreto armado com acabamento através do desempeno e polimento tanto manual quanto mecânico.
Vale rebobinar a fita para o primeiro semestre de 2024, quando foram realizados os eventos na Região Sul do país, com a abertura em Florianópolis (SC), passando por Criciúma (SC) e chegando até Porto Alegre (RS). Etapas que, para alguns dos principais skatistas, serviram como parte da preparação para os Jogos de Paris, num momento ali de muita expectativa para saber quem seriam os 12 representantes do país na capital francesa.
Assim, os rankings do STU National ficaram bem movimentados. A começar pelo Street, quem lidera é Ivan Monteiro entre os rapazes, com 118.900 pontos, e Isabelly Ávila entre as meninas, com 140 mil pontos. Ela, aliás, foi campeã de duas das três etapas, em Criciúma e Porto Alegre. Já no Park, quem está no topo são Kalani Konig (128.900) e Sofia Godoy (124.565). Ambos também vêm de títulos na cidade catarinense e na capital gaúcha.
A etapa do STU Porto Seguro é apresentada pelo Banco BV e tem como patrocinador master a Petrobras, além de patrocínios da Prefeitura de Porto Seguro, da Monster Energy e da Tiger, a cerveja oficial do evento. É homologada pela Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk) e tem como parceiro especial a Kenner, além da NEOOH como parceira oficial. O apoio é da ABPSK e da Drop Dead.
Foto: Ely Martins/Divulgação