Os alunos que frequentam as universidades UFSB, IFBA e Nossa Senhora de Lurdes e moradores de Santa Cruz Cabrália, promoveram nesta terça-feira, 29/01, uma manifestação para denunciar uma situação que vem se arrastando desde o inicio de novembro de 2018.
Segundo a aluna, Jamile Guedes, a prefeitura do município, alegando falta de recursos, suspendeu o fornecimento de combustível, não somente para o transporte escolar universitário, mas também para viaturas e ambulâncias, desde o dia 05 de novembro.
Para resolver esta situação, os alunos conseguiram finalizar os estudos através de “vaquinhas” para abastecerem os veículos. Ocorre que o proprietário dos ônibus, também está sem receber pelo serviço prestado há quase um ano e já comunicou aos universitários a suspensão do serviço.
A situação vem preocupando a comunidade universitária que, de acordo os alunos, são cerca de 74 alunos, com a previsão de inclusão de mais 30 alunos para 2019, após a criação do “Cone Universitário” da UFSB no município.
“A questão é que o prefeito Agnelo Santos não nos recebe para dialogar. Até agora só fomos atendidos pelo Secretário Administrativo, Fernando, que demonstrou restrições para a solução do problema”, pontuou a estudante Jamile Guedes.
Já o estudante Renildo Neres Cerqueira revelou uma situação pior: “Tem famílias que têm mais de um aluno na faculdade; provavelmente terão que suspender os estudos por absoluta falta de orçamento para bancarem esse transporte”, desabafou Renildo.
Ainda de acordo Renildo, um projeto já foi apresentado na Câmara de vereadores local para resolver esse impasse, mas não logrou êxito.
A esperança dos alunos é que o prefeito Agnelo tenha sensibilidade e postura cívica para entender a importância da educação, abrir o diálogo com a comunidade e criar os mecanismos necessários para o restabelecimento do transporte escolar universitário no município e distritos.