“Programa Ensinar para Vencer” garante alfabetização dos alunos na idade certa em Porto Seguro

Profissionais da Secretaria de Educação de Porto Seguro estão unindo esforços em torno do “Programa Ensinar Pra Vencer”, com o objetivo de alfabetizar as crianças na idade certa e contribuir para elevar os índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) na rede municipal de ensino. “Trabalhamos em cima do princípio da equidade, o que significa não deixar nenhuma criança para trás. O nosso propósito é garantir aos alunos o seu direito de aprender” afirma Mara Rúbia, articuladora local do programa e coordenadora dos Anos Iniciais.

 

Segunda ela, são diversos os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos, sejam eles cognitivos, patológicos, sócio-emocionais, dentre outros. Entretanto, “a partir do comprometimento da gestão e, em especial, dos educadores, que são a chave do processo do ensino e aprendizagem, podemos transformar a realidade atual”, aposta.

A coordenadora avalia que a pandemia alargou ainda mais as dificuldades no setor de educação. “O programa trouxe um direcionamento para nós gestores e professores. É um caminho a seguir, alicerçado na formação continuada, avaliação diagnóstica e no acompanhamento e monitoramento das ações pedagógicas”, explica. Para alcançar os objetivos estão sendo realizadas formações ao longo do ano, para gestores, professores e coordenadores.

 

Ela informa ainda que estão sendo realizadas avaliação de fluência e avaliação objetiva nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática, cujos resultados servirão de base para um plano estratégico de intervenção nas escolas com vistas à recuperação e recomposição da aprendizagem. “Com total respaldo do prefeito Jânio Natal e da secretária Dilza, estamos apostando no sucesso desse programa, a partir do compromisso, parceria e responsabilidade de todos os envolvidos, incluindo as famílias dos alunos”.

Por Informações: Secretaria Municipal de Educação

Secom – Prefeitura de Porto Seguro

destaque
Comentários (0)
Adicionar comentário