Oito novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) serão construídos no estado da Bahia até 2026. A informação foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta terça-feira (12/03),
As novas unidades serão implantadas nas cidades de Santo Estevão, Ribeira do Pombal, Itabuna, Macaúbas, Poções, Salvador, Ruy Barbosa e Remanso. Cada instituição vai oferecer 1.400 vagas.
Por meio de nota, o governo estadual informou que a estimativa é que R$ 200 milhões sejam investidos nas obras.
O anúncio foi feito em Brasília, durante um evento do Governo Federal, e contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), do ministro da Educação, Camilo Santana e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Na cerimônia, foi divulgada também a implantação de outras 92 novas unidades em todo o país e a modernização dos institutos já existentes. O investimento totaliza R$ 3,9 bilhões, que tem origem do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Os municípios que vão receber os novos institutos federais atendem a critérios adotados pelo governo do estado, como a universalização da oferta do ensino superior no estado da Bahia.
Além disso, segundo o governo estadual, foram considerados indicadores como o Produto Interno Bruto (PIB) local, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o número de estudantes matriculados no ensino médio por território. A localização estratégica dentro do território de identidade também foi um critério levado em conta na seleção dos municípios.